terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Cultura, eloquência e ética


Foi a nossa cidade que revelou a cultura, que descobriu e organizou todas estas vantagens, que nos ensinou a agir e dulcificou as nossas relações, e que distinguiu entre as desgraças provocadas pela ignorância e pela necessidade, e ensinou a precavermo-nos contra aquelas e a suportar estas corajosamente. Foi ela que honrou a eloquência, que todos desejam, e cujos possuidores são invejados. Ela tem consciência de que somos, de todos os animais, os únicos que a natureza dotou deste privilégio e que, por termos esta superioridade, diferimos em tudo o mais; via que nas demais actividades a sorte é tão atrabiliária que é frequente que os inteligentes sejam mal sucedidos e os tolos prosperem, mas que os discursos belos e artísticos não são apanágio das pessoas inferiores, mas obra de uma alma que pensa bem; que os sábios e os que parecem ignorantes diferem uns dos outros sobretudo nisto, e ainda que os que foram criados desde início como homens livres não se conhecem pela coragem, riqueza ou qualidades dessa espécie, mas se distinguem sobretudo pela maneira de falar, e é este o sinal mais seguro da educação de cada um de nós, e aqueles que sabem usar da palavra, não só são poderosos no seu país, como honrados nos outros.
Isócrates, séc. V-IV a.C
______________________________________
para quando uma reflexão séria sobre os desígnios da nossa educação...
não me canso de ler nos clássicos os princípios. e eles já têm tantos séculos de vida. porquê inventar aquilo que outros já disciplinaram há tanto tempo?!
por onde andam os homens honrados da nossa cidade? aqueles que sabem usar a palavra?! os eloquentes...
atrabiliária....adjectivo em total desuso, mas que afinal descreve tão bem aquilo que nos rodeia:
atrabiliário, a. adj. 1. Desus. Med. Que é relativo à bílis negra, à atrabílis. Humor atrabiliário. 2. P. Us. Que sofre de melancolia, de tristeza profunda; que tem atrabílis. = MELANCÓLICO, TRISTE. 3. Que tem mau humor, que é colérico, irascível. (...) 4. Que desrespeita normas preceitos. = arbitrário.

3 comentários:

Unknown disse...

Um dia destes, absorto em meus pensamentos enquanto esperava o final da aula de taekwondo do Alexandre, um outro Pai, senhor com que costumo falar, abordou-me com a seguinte frase:
-...então Jorge, está triste? Não pense mais nisso!

Imagino ele abordar-me dessa forma erudita:
-...então Jorge, está atrabiliário? Não pense mais nisso!

Era bem capaz de lhe agarrar nos colarinhos, abaná-lo violentamente e questioná-lo:
-...O QUE É QUE VOCÊ ME CHAMOU?

...engraçado, estaria a comportar-me com mau humor, colérico e irascível, um autêntico atrabiliário.

E será que este comentário se enquadra no campo do Humor atrabiliário?

:!
:)

XX

Unknown disse...

Ah é verdade, e com os fritos que comi neste Natal, não sei se não estarei com o meu fígado atrabilis.

8|

XX

Rosalina Simão Nunes disse...

ahahhahaha...jotabê.

já viste, a falta que a palavra faz. ;)