terça-feira, 29 de agosto de 2006

pecadora preguiçosa me confesso, hoje.

"Preguiça" (detalhe da "Mesa dos pecados capitais" - H. Bosch)


"*Preguiça é a inactividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.

A preguiça é também um dos sete pecados capitais , caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, negligência, desleixo, falta de pressa ou de empenho, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica , que a leva à inatividade acentuada.

Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem.

Uma pessoa preguiçosa é erroneamente e facilmente confundida com uma pessoa acomodada e vice-versa.

Ela anda bem devagar e nada pertuba o seu sossego."

(*in wikipedia)

20 comentários:

Unknown disse...

A mente não se deve manter sempre na mesma intenção ou tensão, antes deve dar-se também à diversão. Sócrates não se envergonhava de brincar com as crianças, Catão aliviava com vinho o seu ânimo fatigado dos cuidados públicos e Cipião dançava com aquele corpo triunfante e militar (...) O nosso espírito deve relaxar: ficará melhor e mais apto após um descanso. Tal como não devemos forçar um terreno agrícola fértil com uma produtividade ininterrupta que depressa o esgotaria, também o esforço constante esvaziará o nosso vigor mental, enquanto um curto período de repouso restaurará o nosso poder. O esforço continuado leva a um tipo de torpor mental e letargia. Nem os desejos dos homens devem encaminhar-se tão depressa nesta direcção se o desporto e o jogo os envolvem numa espécie de prazer natural; embora uma repetida prática destrua toda a gravidade e força do nosso espírito. Afinal, o sono também é essencial para nos restaurar, mas se o prolongássemos constantemente, dia e noite, seria a morte.

Séneca, in 'Da Brevidade da Vida'

Unknown disse...

Sinto-me tão contemplativo e passivo que a morte seria noite e dia, constantemente prolongada para nos restaurar o essencial do sono. O nosso espírito e toda a força da gravidade uma prática repetida, embora numa espécie de prazer natural envolvem o jogo e o desporto nesta direcção, tão depressa devem encaminhar os homens e os desejos. Letargia e um tipo de torpor mental levam ao esforço continuado. O nosso poder restaurará um curto período de repouso enquanto o nosso vigor mental esvaziará constante, o esforço também, esgotará depressa uma ininterrupta produtividade num fértil terreno agrícola, forçar, como tal não devemos. Após um descanso, ficará melhor e mais apto: deve relaxar, o nosso espírito. (…) Militar triunfante, com aquele corpo, dançava com o seu ânimo fatigado dos cuidados públicos e aliviava com vinho, brincar com crianças não envergonha, diversão também deve dar-se, tensão e intenção deve manter-se sempre na mente.

:)

Rosalina Simão Nunes disse...

andas a ler Séneca, não Claudynius?


é mais ou menos isso, é. ou então mesmo só preguiça, o tal pecado capital. ;)

boa noite.

Rosalina Simão Nunes disse...

sabes, jotabê, gosto da forma como usas as palavras e brincas com elas. e, garantidamente, aprecio o teu refinado sentido de humor.

um beijo.

pb disse...

por vezes sabe bem, preguiçar...e espreguiçar... beijos

Rosalina Simão Nunes disse...

se sabe, pb.

Unknown disse...

IUUPIIIIII

É a primeira vez que me dás um beijo em público, então já é oficial...


GOSTAS DE MIMMMM

:))))

UM BEIJO PATITABÉM

Unknown disse...

...pronto, já sei, este meu comentário não deve durar aqui muito tempo...


:(

Unknown disse...

...preguiça em responder?

:)

Rosalina Simão Nunes disse...

ai, ai, jotabê, andas a comer muito queijo.

já uma vez te dei um beijo do tamanho do mundo 'em público'.


ehehehheheheheh...

Unknown disse...

É legítimo um pedido de desculpas a esta bela Rosalina, que a dada altura de seu esplendor criativo e singela análise de palavras minhas me endereçou um beijo do tamanho do mundo, que por tão grande se ter manifestado me toldou a memória.
Juro que o mesmo céu desse mundo me fez chorar, e me achar não merecedor de tal.
Ai, ai, ai…
DESCULPA

Rosalina Simão Nunes disse...

"chiça"...valeu a pena o esquecimento.

olha, toma lá outro beijo.

desta vez do meu tamanho*.

*garantindo, assim, que a tua memória não fica toldada.

Unknown disse...

...com um calorzinho e um olhar cravado no olhar seria melhor, mas garanto-te que não me vou esquecer deste...



:)

Cristina disse...

ai como ébom não cumprir um dever...;)

lindo post, do melhor..


beijinhos miuda preguiçosa, junta-te ao clube;)

Rosalina Simão Nunes disse...

agora fizeste-me lembrar aquela do sérgio godinho:

"Com um brilhozinho nos olhos
e a saia rodada
escancaraste a porta do bar
trazias o cabelo aos ombros
passeando de cá para lá
como as ondas do mar.
Conheço tão bem esses olhos
e nunca me enganam,
o que é que aconteceu, diz lá
é que hoje fiz um amigo
e coisa mais preciosa
no mundo não há."

Rosalina Simão Nunes disse...

eu acho que somos umas privilegiadas cristina. :p

tornarmos assim públicos os nossos pecados.

ehehehehhehe...

beijocas

Politikus disse...

Sou daqueles que acredita, que todos temos direito á perguiça de vez em quando...

Rosalina Simão Nunes disse...

eu também acredito nisso, polittikus, mesmo sabendo que haja quem acredite que seja um pecado.

é, direi eu, um "doce" pecado.

wind disse...

Grande pecadora que sou:)

Rosalina Simão Nunes disse...

epá, temos mesmo de formar um "clube", então, wind. ;)

olha, outro nome para um blog:

"o 4º pecado capital mora aqui: A PREGUIÇA". ehehehehheheh...