sexta-feira, 18 de agosto de 2006


.
.
excerto da carta de Carlos a Joaninha (Capítulo XLIV)




Há três espécies de mulheres neste mundo: a mulher que se admira, a mulher que se deseja, a mulher que se ama.

A beleza, o espírito, a graça, os dotes de alma e do corpo geram a admiração.

Certas formas, certo ar voluptuoso criam o desejo.

O que produz o amor não se sabe; é isto às vezes, é mais do que isto, não é nada disto.

Não sei o que é; mas sei que se pode admirar uma mulher sem a desejar, que se pode desejar sem a amar.

O amor não está definido, nem o pode ser nunca. O amor verdadeiro; que as outras coisas não são isso.





(in Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett)

11 comentários:

Eridanus disse...

mmmh... falta uma:

a que se admira, que se deseja e que se ama :) ...

Rosalina Simão Nunes disse...

eridanus, assim que li o teu comentário, fui logo ver se me esquecera de copiar alguma parte...

ehehehhehe...nada a fazer: no original está mesmo assim.

wind disse...

Concordo completamente com Almeida Garrett:)

Rosalina Simão Nunes disse...

pois olha, wind, eu não sei. estive a reler esta "carta" que o Carlos mandou a Joaninha e sinceramente li-a, 'hoje', como uma "desculpa mal-esfarrapada". é que afinal o personagem no fim até se fez 'Barão' e passo a citar o mesmo autor: "Porque o barão é o mais desgracioso e estúpido animal da criação."

o que eu gostava ainda de entender é por que razão andamos nós para aqui a tentar perceber o que não tem explicação. enfim.

wind disse...

"O amor não está definido, nem o pode ser nunca. O amor verdadeiro; que as outras coisas não são isso."

Mas isso que escreveste é o que está aqui:)

Rosalina Simão Nunes disse...

essa é outra entre tantas outras definições de amor que por aí pululam, wind.

eu tenho uma bem mais simples:

amar = gostar muito de alguém. ;)

wind disse...

gargalhadas Rosalina, é a mesma que eu uso.lololol:)))))

wind disse...

Desculpa, só mais uma divagação: uso essa frase, porque diz-se com tanta facilidade a palavra amor, que se banalizou.
eu não consigo dizer essa palavra.
Só o . gosto muito de ti, mas quando digo isto, sai cá do fundo, é sentido.
Desculpa este delírio;)

Rosalina Simão Nunes disse...

ó mulher, delira à vontade. ;)

wind disse...

Ando eu a pagar a uma psicóloga e tenho aqui sessões à borlex. gargalhadas:)))
Private joke;)

Rosalina Simão Nunes disse...

aqui é só "lucro", wind. :p

:):)