quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

(...)Declarou com todo o vigor que preferia dez vezes ver Sirunga devorado pelos leopardos do que perder Kabero, que, se tinha perdido Kabero, mais valia perder também Sirunga, que isso lhe era indiferente, pois Kabero, e só Kabero, havia sido a menina dos seus olhos e o sangue do seu coração.
Se, na realidade, Kabero estava morto, eu tinha à minha frente David a lamentar o seu filho Absalão, e nada havia a fazer para remediar essa tragédia. Mas se ele estivesse vivo e escondido na reserva dos massais, era mais do que uma tragédia, tratava-se de uma luta, ou fuga, um combate pela vida de uma criança.
Foi-me dado assistir nas planícies ao espectáculo das gazelas a fazerem este jogo, quando eu, inadvertidamente, me aproximava do local onde tinham escondido a cria recém-nascida. Dançam à nossa frente, cortam-nos os passos, pulam, fazem cabriolas, fingem-se coxas e incapazes de correr - tudo para desviar a nossa atenção dos filhos. E, repetidamente, quando estão mesmo debaixo das patas do cavalo, avista-se a corça, imóvel, com a cabecinha rente à erva, tentando salvar a vida enquanto a mãe dança para a proteger. Um pássaro pode fazer o mesmo para proteger os filhos, bate as asas e esvoaça, e até representa o papel da ave ferida que arrasta a asa pelo chão.
E ali estava Kaninu a representar para mim. Como era aquele velho Kikuyu capaz de tal calor e de tantas piruetas ao pensar que a vida do filho se encontrava em jogo? Os seus ossos estalavam com a dança, parecia mesmo mudar de sexo, assumindo a aparência de uma velha, de uma galinha, de uma leoa - pois aquele jogo era uma actividade claramente feminina. Era um espectáculo grotesco, mas ao mesmo tempo altamente respeitável, que fazia lembrar a avestruz quando a fêmea está a chocar os ovos. Nenhum coração feminino poderia ter resistido àquela representação.
- Kaninu - disse-lhe eu - quando Kabero quiser voltar para a fazendo pode fazê-l, que nenhum mal lhe acontecerá. Mas nessa altura tens de o trazer à minha presença.
Karen Blixen, África Minha
______________________
"...pois aquele jogo era uma actividade claramente feminina. Era um espectáculo grotesco, mas ao mesmo tempo altamente respeitável,..."
a respeitabilidade do amor mais genuíno demonstrado de forma forte e grotesca.
fantástica a natureza feminina.

Sem comentários: