terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Ulisses e Nausícaa


..........E logo proferiu estas palavras, doces e cativantes:
..........«Eu te suplico, princesa: és deusa ou és mortal?
..150. Se tu fores alguma deusa, das que habitam o vasto céu,
..........a Ártemis te comparo, à filha do grande Zeus,
..........pelo aspecto, a estatura e a forma!
..........Se acaso és mortal, das que habitam sobre a terra,
..........felizes mil vezes são teu pai e tua mãe venerável,
..155. felizes mil vezes os teus irmãos! Por tua causa o coração
......... se lhes inunda sempre de júbilo,
..........quando vêem entrar na dança este formoso rebento.
..........Mas feliz, mais que todos, em seu coração, aquele que vencer os demais
..........pela riqueza de seus dons, e te levar para sua casa!
..160.Jamais pus os olhos num mortal como tu,
..........fosse ele homem ou mulher! A tua vista infunde-me veneração.
.........Conheci outrora em Delos, junto do altar de Apolo, uma beleza assim:
.........um rebento de palmeira que se erguia nos ares.
.........Pois também já lá estive. Seguiam-me muitos homens
..165.pelo caminho, que havia de ser a minha perdição.
.........Assim como alegrei o meu coração ao contemplá-lo
.........por longo tempo, pois nunca lenho tão formoso saíra do solo,
.........assim eu te admiro, mulher, e me deslumbro; mas forte é o meu temor
.........de tocar nos teus joelhos. Grande é a aflição que me invade!
..170.Só ontem escapei do mar cor de vinho, passados vinte dias.
.........Tal foi o tempo que as ondas e procelas violentas me arrastaram
.........Para longe da ilha de Ogígia. E agora uma divindade me atirou para aqui
.........Para eu sofrer mais alguma desgraça. Pois não creio
.........que ela cesse. E quantas ainda me destinam os deuses!
..175.Amerceia-te de mim, princesa! Depois de muito sofrer,
.........a ti vim primeiro! Não conheço nenhum dos outros homens,
.........que habitam este país e esta terra.
.........Ensina-me onde é a cidade, dá-me uns farrapos para eu vestir,
.........se tens por aí o pano com que se fez a trouxa, ao vir para aqui.
..180.Que os deuses te concedam quanto o teu coração deseja,
.........um marido e um lar, e uma bela concórdia!
.........Não há nada melhor nem mais excelente
.........do que haver um lar onde marido e mulher
.........têm os mesmos pensamentos! É o desgosto dos inimigos,
..185.a felicidade dos amigos, e deles mais que ninguém.»
.........Por sua vez replicou-lhe Nausícaa de alvos braços:
.........«Estrangeiro, tu que não pareces mau nem insensato,
.........bem sabes que Zeus Olímpico reparte a felicidade entre os homens
.........bons e maus, dando a cada um o que lhe apraz.
..190.A ti deu-te essa desgraça: força é que a suportes.
.........E agora que chegaste à nossa cidade e à nossa terra,
.........não carecerás de roupa nem de mais coisa nenhuma,
.........que deve dar-se ao pobre suplicante que nos encontra.
.........Eu te indicarei a cidade, e te direi o nome do povo.
..195.São os Feaces que possuem esta cidade e esta terra.
.........Eu sou filha do magnânimo Alcínoo,
.........que detém o poder e a força dos Feaces.»


Odisseia, VI, 148-197

(in Helade, Antologia da Cultura Grega)
___________________________________
ulisses, o homem dos mil artifícios, o eterno sedutor...
delicioso este momento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ui! Ele sabia-a toda!;)

bj

Rosalina Simão Nunes disse...

o ulisses era um charme!