quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

aquela escola...que saudades!!!

a escola estava escura. estava tudo muito escuro. mas o pedro entrou. aquela tinha sido a sua escola. fora lá que ele começara a ser aquilo que hoje era. e ele tinha prometido à sua antiga e simpática professora que havia de lá voltar. escolhera aquele dia ao acaso. e, ao acaso assistira ao funeral dessa grande dama.
uma lady!!...como pudera ter esquecido de responder às suas cartas!?...como poderia ser perdoado por nunca mais ter voltado!?...agora já era tarde. ao menos cumprira a promessa feita há tantos anos: voltar àquele lugar, para ele, quase sagrado...entrar por aquele portão, enferrujado e irritante, era entrar no seu envelhecido e já esquecido mundo de sonhos...
pareceu-lhe ouvir, de novo, os colegas de outrora a gritar, a rir; as meninas a jogar ao elástico ou à corda...os rapazes a jogar futebol, à apanhada...e, como na altura, o mundo lá fora parecia tão grande!!...
agora, era aquela escola, aquele recreio que se transformavam, aos olhos do mundo, num ponto simplesmente cinzento, triste, nublado, quase invisível.
sentou-se. os degraus estavam sujos. mas que importava: a sua mestra tinha desaparecido e a sua escola já não era escola.
sentiu algo a roçar-lhe as pernas. um gato: grande, olhos verdes, brilhantes, pêlo castanho e macio. apercebeu-se, então, da noite. quantas horas ali? não sabia. não importava. a escola estava escura e a amiga de outrora já não o podia chamar. naquele presente restava apenas a saudade.

2 comentários:

mfc disse...

Não chegou a haver Natal no regresso à escola!

Rosalina Simão Nunes disse...

pois não, mfc. só saudade.