segunda-feira, 1 de março de 2010

Tema 1 - Descrição da actividade

A Actividade 1 iniciou no dia 20 de Outubro, de 2009, pretendendo-se desenvolver duas competências:
- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;
- Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online.
Tratando-se de uma actividade que teria de ser desenvolvida pelo grupo / turma, de acordo com as orientações, o primeiro passo foi definir procedimentos. No Fórum aberto para o desenvolvimento desta actividade, o tema que mais participações (40) teve foi, precisamente, aquele onde se procedeu à discussão sobre a metodologia a seguir.

Dessa discussão, decidiu-se criar um wiki  a partir do qual todo o trabalho colaborativo seria desenvolvido. Na página inicial do wiki (foto à direita - clicar para visualizar melhor) foi apresentada a proposta de divisão dos textos para tradução.  Escolhi para traduzir o segundo momento do texto de  Wisenberg  (2005). Indico o link  [http://cael09.wikispaces.com/tradu%C3%A7%C3%B5es2#Q] onde se pode ler o excerto traduzido por mim. Um dos temas abertos, no Fórum de Trabalho da Actividade,  intitulava-se "DICIOFORUM" com o objectivo de uniformizar a tradução.
Após o trabalho de tradução, os vários contributos individuais foram reunidos com vista a proceder a uma revisão global dos textos, tendo sido apresentadas as versões finais no dia 30 de Outubro. Nesse mesmo dia, a discussão foi iniciada e prolongou-se até ao dia 7 de Novembro, tendo havido ainda, após essa data, algumas participações. Foram iniciados 6 temas para discussão, tendo o tema A Qualidade num curso online - Factores para o sucesso sido aquele que mais respostas obteve (16).
Traduções:
  • PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf http://www. - Tradução / mpel3
  • WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404). http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.p - Tradução / mpel3

Sem comentários: