sábado, 6 de março de 2010

CAeL / ePortfólio - Apresentação

Justificação
O presente trabalho pretende cumprir um dos aspectos da avaliação em Concepção e Avaliação em e-Learning, Unidade Curricular do Curso de Pedagogia em eLearning pela Universidade Aberta, Professora Lúcia Amante.
De acordo com o capítulo XIX do Contrato de Aprendizagem, no portefólio, devem estar reunidos  os produtos resultantes de cada actividade desenvolvida, bem como reflexões pessoais sobre o processo de trabalho subjacente à sua realização e outras que o estudante entenda incluir. Ainda de acordo com o texto do Contrato de Aprendizagem, pretendia-se que este registo tivesse sido feito ao longo do Curso. No meu caso, tal não aconteceu. Por uma questão de gestão do tempo e, uma vez que a consecução das actividades não exigia que os trabalhos fossem publicados no Portefólio, optei por proceder, após a conclusão da última tarefa inerente à actividade 4, à análise de todo o processo e, então, publicar postes de apresentação dos vários trabalhos bem como fazer a descrição do processo de cada actividade.
Organização
Assim, o presente portefólio está organizado em quatro partes distintas, correspondentes aos quatro temas de trabalho, tendo, cada um deles, dois momentos: Apresentação da aprendizagem resultante de cada uma das actividades e que será designado como Construção do conhecimento e que incluirá a referência aos produtos produzidos e participações em Fóruns, e Descrição do processo de desenvolvimento de cada actividade.
Inicialmente, foi pensada para cada uma das partes, um terceiro momento - Reflexões pessoais. No entanto, numa última leitura de todo o trabalho, verifiquei que, nas participações, nos fóruns, cuja transcrição faço ao longo do ePortefólio fui efectuando essas reflexões pessoais a propósito de cada tema de trabalho. Assim, considerei mais pertinente escrever uma reflexão final onde faço uma proposta de avaliação partilhada de ePortefólios .  Constituirá esse texto o último post deste trabalho que será agregado à estrutura que se segue. 

Estrutura
Tema 1 - Factores de sucesso/qualidade dos cursos online
Tema 2 - Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online
Tema 3 - Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online
Tema 4 - Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online
Reflexão final
    Agregador 
    Paralelamente ao trabalho desenvolvido neste blog, no âmbito de construção do ePortefólio, senti a necessidade de ir (re)construindo, em simultâneo, todo o processo num wiki [ http://cael09.wikispaces.com/ ] pelo potencial organizativo que tal ferramenta permite, funcionado como rascunho. Dessa forma foi-me facilitado o processo de análise e, em particular, a organização do trabalho aqui no blog.
       (Imagem deste post:  wordle.net
      as restantes imagens usadas 
      no portefólio foram encontradas 
      no motor de busca Google)

        Sem comentários: