sexta-feira, 12 de março de 2010

Proposta de avaliação partilhada de ePortefólios

No entanto, numa última leitura de todo o trabalho, verifiquei que, nas participações, nos fóruns, cuja transcrição faço ao longo do ePortefólio fui efectuando essas reflexões pessoais a propósito de cada tema de trabalho. Assim, considerei mais pertinente escrever uma reflexão final onde faço uma proposta de avaliação partilhada de ePortefólios . Constituirá esse texto o último post deste trabalho que será agregado à estrutura que se segue. - É desta forma que introduzo na  Apresentação do meu trabalho final desta Unidade Curricular - Concepção e Avaliação em eLearning - uma proposta de avaliação partilhada de ePortefólios.
Para isso, irei, primeiro, fazer uma revisão dos textos estudados ao longo semestre, procurando fundamentar esta ideia. De seguida, apresentarei, decorrente dessas leituras, linhas orientadoras para uma avaliação partilhada de ePortefólios.
Revisão
A qualidade da avaliação em e-learning é, ainda, uma questão em aberto e a educação a distância baseada na Internet é, hoje em dia, a tecnologia dominante do e-learning. Qualquer factor de sucesso/qualidade terá sempre que ter em conta este enquadramento (Penna & Stara, 2008).
O curso online, actualmente, centra-se no aluno, havendo indicações concretas sobre a importância do feedback que deve ser dado aos alunos, e baseia-se na teoria construtivista (Carr-Chellman & Duchastel, 2000).
Para uma avaliação de qualidade, a própria avaliação deve ser avaliada, definindo-se os objectivos da avaliação; apontando que resultados serão avaliados; quando, onde e como deverá ocorrer a avaliação e quem estará envolvido nesse processo (Achtemeier et al, 2003).
Os alunos têm direito a melhorar as suas próprias produções a partir do próprio desenho da avaliação e isso também acarreta deveres para eles. O feedback virtual abre campos a uma necessária revisão e chama a atenção dos alunos sobre a qualidade dos seus contributos (Barberà, 2006).
As avaliações, antes apenas individualizadas, passam a valorizar, também, os trabalhos em grupo, onde o próprio fazer cooperativo é levado em conta. Ou seja,  são avaliados quer  o trabalho reflexivo e pessoal do aluno é avaliado como a sua participação activa nos projectos em equipe. A avaliação deve ser contínua, levando em conta todas as actividades desenvolvidas na rede. Todos os trabalhos escritos, os relatos nos diários de bordo (ou blogs), os debates em chats, listas de discussão, fóruns, entre outros serviços, bem como as contribuições de links e textos para agregadores sociais comuns devem ser acompanhados e avaliados pelo educador. Ou seja, os alunos passam a ter o seu trabalho reconhecido durante toda a duração do curso a distância. O próprio curso ganha com esse tipo de avaliação, pois quanto maior for a participação e contribuição dos educandos nas discussões e nos projectos dos colegas, mais enriquecido fica  o processo educacional de todos, construindo assim a comunidade de aprendizagem (Primo, 2006).
A premissa básica da aprendizagem através do portefólio é a de que a reflexão ao longo do tempo aumenta a capacidade de dar sentido à experiência concreta. A aquisição de competências vem através da reflexão sobre as actividades e produtos que o aluno experimenta e gera num contexto social. (Catherine & Luca, 2001).
O ePortefólio surge, assim, como uma ferramenta capaz de permitir uma avaliação continuada, reflexiva e partilhada, em ambientes de aprendizagem online.
A seguir apresentarei uma sugestão de avaliação partilhada de ePortefólios,  com a utilização de Blogues, conjugando as leituras feitas com a aprendizagem  efectuada ao longo dos 1º e 2º Semestres do Curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning.
Proposta de avaliação partilhada de ePortefólios
Desenhar actividades que promovam quer o trabalho colaborativo quer cooperativo, solicitando, nas instruções das actividades, que haja a reflexão  do trabalho produzido ou a publicação do próprio trabalho com limitação de tempo. A necessidade de definir uma data limite advém do facto desse ser um processo que possa permitir pedir, também, dentro do desenho da actividade, que os alunos façam observações sobre os trabalhos dos colegas nos comentários. 
Dessa forma, as apreciações, sugestões e comentários poderão enriquecer o trabalho de toda a comunidade de aprendizagem e permitir a regulação das aprendizagens.
Referências
  • ACHTEMEIER, Sue D.; MORRIS, Libby, V.; FINNEGAN, Catherine L. (2003) "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses". JALN 7, Issue 1. http://www.edtechpolicy.org/ArchivedWebsites/Article/ConsiderationsDevelopingEvaluations.pdfVolume
  • BARBERÀ, E. (2006) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”. RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográfico VI. http://www.um.es/ead/red/M6/
  • CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings. http://ascilite.org.au/conferences/melbourne01/pdf/papers/mcloughlinc2.pdf
  • CARR-CHELLMAN, Allison & DUCHASTEL, Philip (2000) "The ideal online course". British Journal of Educational Technology, Vol 31, Nº3 (229-241). http://www.personal.psu.edu/users/k/h/khk122/woty/F2FHybridOnline/CarrChellaman%202000.pdf
  • PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf
  • PRIMO, Alex (2006) "Avaliação em processos de educação problematizadora online". In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, v. , p. 38-49. http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf

3 comentários:

Anónimo disse...

Good post and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.

Rosalina Simão Nunes disse...

Thank you. :)

Anónimo disse...

Então agradável este blog está bem posicionado.........Boa pinta :/
Muito Bonito Continua deste modo !