terça-feira, 2 de março de 2010

Tema 2 - Construção do conhecimento

Objectivo da Actividade 2 de Concepção e Avaliação em E-Learning:
 - Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento/avaliação da qualidade de cursos online, tendo em vista propor um modelo de avaliação que resulte dessa análise e da discussão gerada.
Foi-nos pedido que desenvolvêssemos a actividade, numa primeira fase, em pequenos grupos, para, na segunda parte, discutir, em turma, o resultado desse trabalho inicial. Sobre o processo de desenvolvimento da actividade, farei, posteriormente, um post, à semelhança do que fiz em relação à primeira actividade.
Porque o objectivo da actividade era propor um modelo de avaliação que resultasse da análise e discussão gerada, a actividade teria, ainda, um terceiro momento, dividido em duas partes:
- Na primeira parte, cada pequeno grupo, proporia um modelo de avaliação com base em todas as propostas, resultantes da primeira fase da actividade;
- Na segunda parte, a turma, após discussão de cada modelo apresentado, elaboraria uma proposta única, partindo do conjunto de contributos dados pelos diferentes grupos.
Do meu grupo faziam parte o Pedro Teixeira, a  Maria de Lurdes Martins e Luís Miguel  Rodrigues. O texto escolhido, tendo em vista realizar uma síntese que focasse os seus principais aspectos, caracterizando a proposta de modelo/avaliação da qualidade de cursos online foi: CARR-CHELLMAN, Allison & DUCHASTEL, Philip (2000) "The ideal online course". British Journal of Educational Technology, Vol 31, Nº3 (229-241). http://www.personal.psu.edu/users/k/h/khk122/woty/F2FHybridOnline/CarrChellaman%202000.pdf
Apresentámos, no respectivo Fórum, aberto para o efeito, o resultado dessa primeira fase, através de um filme no Youtube, (à direita).

No dia 20 de Novembro, o Luís Miguel Rodrigues iniciou o debate, apresentando uma proposta de checklist de avaliação. Na sequência dessa prestação, no dia  22 de Novembro, juntei aos contributos do Luís Miguel Rodrigues e Mónica Velosa a análise que fiz dos vários artigos trabalhados pelos pequenos grupos.
Deixo aqui a transcrição dessa participação.
Domingo, 22 Novembro 2009, 06:07
Parece-me que se podem identificar aspectos importantes, em cada um dos artigos, que nos permitam construir uma proposta de modelo de avaliação fundamentada.
Em "The ideal online course" são feitas considerações sobre o que constitui um bom ensino online, assim como sobre o bom uso das tecnologias que estão cada vez mais estão presentes nos nossos ambientes de ensino.
Além de abordarem esses aspectos em cursos online, os autores sugerem inclusive que, hoje em dia, a tendência será que deixe de haver distinção entre ensino presencial e ensino online. O curso online preconizado pelos autores centra-se no aluno, havendo indicações concretas sobre a importância do feedback que deve ser dado aos alunos, e baseia-se na teoria construtivista.
Outro aspecto que me parece importante destacar neste texto é a referência às vias de comunicação: síncrona, assíncrona e por mail.
Há um dado que encontrei neste texto e que não me parece seja abordado nos outros e que se prende com a questão dos cursos serem de acesso público desde que as universidades não necessitem desse acesso para se financiar. Talvez possa ser também um elemento a ter em conta na construção de um modelo avaliação, podendo ser uma condicionante do processo.
Em "Quality Guidelines for online Courses: The Development of an Instrument to Audit Online Units", os autores dão destaque à qualidade dos recursos usados em cursos online e sugerem listas de verificação organizadas em três áreas: pedagogias (actividades de aprendizagem); recursos (conteúdo e informação fornecida aos alunos); estratégias de entrega (formas através das quais o curso é entregue/ apresentado aos alunos). Penso que serão referências importantes, quando estivermos a construir as nossas propostas de modelo de avaliação.
Do texto "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses", destacaria o slide número 5, onde são apresentadas 6 questões que deverão orientar a planificação da avaliação:
- Porque se realiza a avaliação;
- A avaliação fica o aluno ou o professor? A entrega? O desenho do curso?
- Que resultados estão a ser avaliados? A que nível?
- Quando deverá ser realizada a avaliação?
- Onde e como deverá ser realizada a avaliação?
- Quem deverá estar envolvido?
Talvez devêssemos começar o nosso trabalho de construção do modelo de avaliação por aqui. 
Dou ainda destaque, no texto referido no parágrafo anterior, ao slide onde são apresentados os aspectos que devem ser considerados na qualidade da avaliação, e que é o facto de se referir que a própria avaliação deva ser avaliada. Julgo que este é um elemento bastante importante e que deverá ser alvo da nossa atenção no trabalho que se segue. Julgo que no texto "Defining, Assessing, and promoting E-learning Sucess: An information systems perspective" poderemos encontrar algumas pistas sobre como operacionalizar essa questão, uma vez que o modelo preconizado pelos autores vai no sentido de avaliar e medir o sucesso do e-learning através da abordagem do processo, concretizando-se este em 3 dimensões: design, entrega e resultados.

Passámos, de seguida, à elaboração da proposta de modelo em cada pequeno grupo com base nas várias sínteses - o quinto momento da Actividade ( 5º) Com base no trabalho desenvolvido por todos os grupos e discussão efectuada, cada pequeno grupo apresenta uma proposta de modelo de avaliação de um curso online, e sua fundamentação.)

Registo o Resumo da Proposta de Modelo de Avaliação do meu grupo e o link [ http://www.scribd.com/doc/27686769/Proposta-de-Modelo-de-Avaliacao] que dá acesso a todo o texto:
Resumo 
Com base nos trabalhos apresentados pelas várias equipas, decorrentes da leitura e análise dos texto escolhidos, e tendo em vista realizar uma síntese que focasse os seus principais aspectos, este documento apresenta uma proposta de modelo / avaliação da qualidade de cursos online. 
Palavras-chave: Modelo de Avaliação, Ensino a Distância, Curso online

Sem comentários: