quarta-feira, 14 de março de 2007

o tufo de flores muito especial


era um tufo de flores muito especial. nele podíamos encontrar quase toda a espécie de flores. girassóis, malmequeres, rosas, tulipas...mas o que era mais especial era o facto destas flores estarem sempre a falar, a puxar as pétalas umas às outras, a pedir às abelhas para picarem as amigas, a dizerem mal umas das outras. enfim, uma confusão. e, no entanto, eram muito engraçadas.
aquele tufo tinha vinte flores. umas amarelas, outras vermelhas, algumas cor-de-rosa...e, imaginem que, até por causa das cores, discutiam! era sempre uma confusão. e, no entanto, eram muito engraçadas.
um dia, chegou àquele tufo um cacto. ora, como sabem, os cactos têm a mania que sabem tudo. como têm aqueles picos fortes, julgam que assustam toda a gente. pois é, o cacto achou que aquele tufo tão cheio de confusão era o ideal para ele "governar". e instalou-se. a seguir começou a ditar ordens e a dizer como é que as flores deviam estar e ser. as flores, que não estavam habituadas a que alguém lhes dissesse como é que deviam ser ou estar, não reagiram até porque o cacto tinha aqueles picos que podiam ser muito dolorosos. foram fazendo o que o cacto lhes dizia.
os dias foram passando. depois, começaram a passar as semanas. a seguir os meses e, quando já tinham passado anos, as flores aperceberam-se que já não puxavam as pétalas umas às outras; já não pediam às abelhas para picarem as amigas e que já não diziam mal umas das outras. acharam, por isso, aquilo muito estranho.
já não havia confusão.
aperceberam-se, também, que já não se riam, nem brincavam como dantes. ora, como seria de esperar, começaram a não gostar da situação.
um dia, esperaram que o cacto fosse dar o seu passeio matinal e resolveram reunir-se. durante a reunião, umas diziam que preferiam o tufo assim. que estava mais sossegado e arrumado...no entanto, a maioria achava que viver daquela maneira não tinha graça. decidiram falar com o cacto logo que ele chegasse.
quando o cacto chegou, as flores disseram-lhe que estavam fartas das suas ordens. que queriam voltar a puxar as pétalas umas às outras; que queriam pedir às abelhas para picarem as amigas; que queriam poder tornar a dizer mal umas das outras. imaginem que o cacto até gostou da ideia. afinal, ele tinha gostado daquele tufo pela sua engraçada confusão.
os cactos, apesar da aparência dura, também têm um coração doce.
dezembro.2001

2 comentários:

MariaTuché disse...

Não tenho aparecido muito por falta de tempo mas hoje tirei o dia :))

Fico feliz de ver os comentários activos de novo.

Um beijo enorme querida

Rosalina Simão Nunes disse...

alô!

aparece sempre que quiseres e puderes, tuché. ;)