quarta-feira, 31 de outubro de 2007


in Público
___________


Para quem nada saiba do que é uma Escola e qual a sua dinâmica, ficará, certamente, agradavelmente surpreendido com o excerto da notícia que aqui coloco.

De facto, seria de registar e aplaudir este interesse da Senhora Ministra e Governo.

No entanto, permitam-me dizer-lhes que só quem anda há pouco tempo nas lides da educação é que é capaz de fazer tais declarações.

Professora há quase vinte anos, desde sempre houve visitas de estudo nas escolas por onde passei. E foram algumas. Foi sempre prática pedagógica adoptada pelos professores. Nunca precisaram que um Governo lhes viesse dizer "que todos os alunos, pelo menos uma vez por ano, durante a escolaridade obrigatória, [deveriam] ter essa oportunidade".

É ofensivo, esta senhora, vinda sei lá donde, vir agora para os jornais fazer estas declarações.

Mais acrescento que desde que, com esta legislatura, Ministra e Governo me obrigaram a estar 26 horas por semana na escola, sendo que 4 são passadas a marcar passo, a minha disponibilidade para organizar Visitas de Estudo ficou perdida por volta da segunda semana em que tive de substituir colegas, ou tive de estar numa sala de estudo vazia de alunos, porque àquela hora os alunos estavam em aulas.

Sabe a Senhora Ministra e Governo quantas horas são necessárias para preparar uma visita de estudo?

Sabe que no dia da Visita de Estudo os professores estão, ininterruptamente, das 8:00 até às 18:00, 19:00 com os alunos?!

Eu costumava organizar, pelo menos, duas Visitas de Estudo por cada Ano Lectivo.

Há dois anos lectivos que os meus alunos perderam essa oportunidade. Este governo e esta Ministra roubaram-lhes essa oportunidade.

Quer brincar aos professores, Senhora Ministra? Não brinque comigo. Eu não sou boneca.

Sou uma pessoa.
.
.
.

2 comentários:

Pedro Damião disse...

Vem agora essa senhora arvorar-se em defensora das actividades da Escola quando o que fez desde que tomou posse foi dar patadas nas escolas!!!!
Com a sua ganância de deitar abaixo os professores, agora venha ela e o sr. Lemos preparar as visitas de estudo. Engraçado será quando aqueles que faltarem a uma turma ou mais para irem numa visita de estudo, forem penalizados na sua avaliação porque ... faltaram e não cumpriram o serviço lectivo.

Rosalina Simão Nunes disse...

Fiquei estupefacta, tempus, quando li este artigo!!!!

E mais, até andava a pensar em preparar neste ano uma visita de estudo para os miúdos do 9º ano. Estudar Gil Vicente e não ir ver as peças é quase um crime. Mas estas declarações fizeram-me lembrar que desde 2005 o meu horário não me permite criar.

Uma vergonha.