segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A ministra da Educação disse hoje que os estudos realizados sobre hábitos de leitura em Portugal revelam um "grande progresso nos últimos anos", salientando, no entanto, a necessidade de concluir a rede de bibliotecas escolares.

Na abertura da I Conferência do Plano Nacional de Leitura (PNL), que decorre hoje em Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues referiu que os hábitos de leitura dos portugueses ainda estão "aquém" do desejado, mas que os estudos recentes indicam que houve um "grande progresso nos últimos tempos".

do Público
_____________

Querendo acreditar nas palavras da Senhora Ministra, porque seria óptimo, e sou optimista, gostaria, no entanto, de saber que estudos são esses.

E já agora que entende a Senhora Ministra por hábitos de leitura? Refere-se à leitura de livros ou inclui na expressão outro tipo de leituras?

E para terminar, falta apenas perguntar qual é o primeiro ano dos últimos anos cujo progresso tem sido grande, em matéria de hábitos de leitura.

Três perguntas simples, claras e objectivas, tal como deve ser a linguagem jornalística. Algum jornalista as fez a quem de direito?
.
..

2 comentários:

Alien8 disse...

Duvido, Rosalina, duvido...

Mas fizeste-as tu, e bem. Ainda que não à babada senhora ministra.

Um beijo.

Rosalina Simão Nunes disse...

Dizes bem, alien: babada. E, sabes, não percebo porquê.

Em matéria de leitura, principalmente, qualquer projecto que se ponha em prática é sempre um risco. E andar a cantar vitória, quando só se está no poder há apenas dois anos e meio, revela excessiva imaturidade pedagógica, no mínimo. Mas isto, sou eu a falar.