domingo, 6 de maio de 2007

Porque vivemos alturas em que é essencial ouvir / ler quem sabe e pode falar, transcrevo aqui excertos de uma entrevista publicada no CM, feita a Henrique Neto, ex-deputado socialista Henrique Neto, dono da Iberomoldes, empresa que se tornou numa destacada referência mundial.
____________
(...)
- Ingressa no Partido Socialista (PS) em finais dos anos 80. É deputado entre 1995-1997. Mas ficou-se por aí. Fartou-se da política?
- Fartei-me! Ser deputado não correspondia às minhas características: ser frontal. Dizer, sem preocupações, aquilo que penso. Ser livre.
(...)
- Durante a governação do Eng. António Guterres, as suas críticas foram bastante acentuadas.
- A nossa relação azedou quando ouvi numa reunião do grupo parlamentar, alguém chamar a atenção em tom de crítica, de que havia pessoas que escreviam nos jornais contra o partido. Lembro-me que um dos nomes era Dr. António Barreto. No final, o Eng. António Guterres disse que não estava preocupado, porque no fundo “o que eles têm é inveja de nós estarmos aqui”. Eu respondi-lhe que, a partir do momento que os governos deixam de ouvir, perdem legitimidade. Acabei por escrever uma carta. Lendo-a hoje, dá-me vontade de rir. Tudo o que lhe aconteceu está lá escrito: o governo não governou bem.
- E o actual?
- Também não. É um governo feito de enganos. Os portugueses estão a favor do governo, dizem que o Eng. Sócrates governa bem, mas é pura ficção. O governo é muito hábil em fazer passar objectivos consensuais: umas vezes não tem levado à frente esses objectivos, porque não quer, e outras vezes, por- que não sabe. Tem muitas manobras de diversão. É muito difícil saber se o Eng. Sócrates quer ou não uma coisa. Lança até ideias que não quer, com o intuito de serem queimadas.

3 comentários:

Pedro Damião disse...

As palavras de Henrique Neto fazem-me lembrar a questão da disciplina partidária. Quando em campanha eleitoral, os candidatos a deputados procuram captar votos nas suas regiões, prometendo defender os interesses das populações que os elegem. Depois de eleitos, acabam por votar, em algumas circunstâncias, contra quem os elegeu, até contra a sua própria consciência, apenas e só porque o partido impôs disciplina partidária. Isso aconteceu recentemente comuns quantos deputados do PS, um dos quais da região Oeste, professor, que teve que votar contra a sua consciência mas de acordo com as ordens do partido, a propósito do ECD.

Pedro Damião disse...

"Tem muitas manobras de diversão.(...) Lança até ideias que não quer, com o intuito de serem queimadas."

Isso também o antecessor. Creio ser típico de políticos com poucas convicções.

Conheço alguém que também age dessa forma: "decreta" a seu belo prazer, contra leis e regulamentos, pois enquanto o pau vai e vem...

MariaTuché disse...

Porque hoje é segunda feira, passo para te deixar um beijo e desejar uma boa semana :)