quinta-feira, 24 de maio de 2007

EDITORIAL

Dn Online de 24.05.07


O Governo decidiu prolongar o congelamento das progressões de carreiras na função pública por mais um ano. Percebe-se: a medida garante a poupança de 400 milhões de euros anuais. Questiona-se: é aceitável voltar a alterar as regras a meio do jogo?

O responsável por estas mudanças no Estado usa bons argumentos: diz que nos próximos três anos vai vigorar um regime transitório, mais rápido do que a velocidade de cruzeiro do novo sistema. Assim, até 2010, a progressão de um funcionário com nota de excelente dá-se ao fim de um ano, o desempenho relevante abre a porta à subida ao fim de dois anos e o adequado ao fim de três.

Mas, traduzindo, o que está em causa são três anos de deserto para todos os funcionários públicos. Um deserto que o Governo começou por dizer que era provisório por um ano, que depois afirmou que era provisório por mais um ano e que agora anuncia que se prolongará por mais um ano, mantendo o regime de provisório.

Três anos contados a partir de Janeiro de 2008 e, ainda por cima, com apenas 5% dos funcionários avaliados a poderem ter classificação máxima e só 20% nota relevante. O que quer dizer que a reintrodução da despesa ligada à avaliação do mérito no desempenho só se dará com grande rateio a partir de 2009, e só envolverá a maioria dos funcionários públicos em 2011.

Conclusão: tudo isto está decidido, tudo isto é provisório.

(...)

______________

Mentira, s.f. - afirmação contrário à verdade; falsidade; ficção; ilusão; juízo errado; indução em erro; persuasão falsa.

Mentiroso, adj. e s. m. - que ou aquele que mente; enganoso; aparente; doloso; falso; impostor; oposto à verdade.

*Definições retiradas de Priberam.


4 comentários:

Teresa Durães disse...

lamento informar mas passou de 5% para 3% a cota de excelentes....

(desde 1999 que estou a perder poder de compra. Mais um ano? Se descongelassem ficava admirada. Este ano queriam despachar 160mil funcionários. Ainda aguardo)

boa tarde

Anónimo disse...

para aquilo que fazem e que ganham deviam ficar congelados para o resto da vida

cambada de chulos

e quota de 5% é mais que suficiente para englobar os supostos excelentes da função pública, em qualquer sector que seja

no ensino então 1% até era demais

Anónimo disse...

má-língua, adjectivo e substantivo 2 géneros - que ou a pessoa que diz mal de tudo e de todos; difamador; intrigante; maldizente; vocês

Rosalina Simão Nunes disse...

Ok, anónimo. Como vê, as suas palavras ficaram registadas para a posteridade.

Quanto à opinião que tem de nós, pois, olhe, é a sua opinião. Vale o que vale.

Claro que eu não concordo.