domingo, 19 de abril de 2015

Os erros de quem "ataca" o novo acordo ortográfico

Que haja quem não defenda a lei do novo acordo ortográfico é aceitável e tem de ser respeitado. Trata-se de uma opinião.

Que haja quem não respeite o acordo é discutível. Desrespeita a lei, logo, que seja punido. De qualquer forma é uma decisão pessoal que deverá ser sempre ponderada por aquele ou aquela que assim aja. Aconselha-se.

Que haja quem argumente contra o novo acordo, usando argumentos falaciosos e falsos, é inaceitável. E está errado.

Vem isto a propósito da partilha de uma amiga no Facebook da imagem que aqui publico também. 

A argumentação apresentada com o exemplo de "Alto e para o baile!" está errada e, por isso, é falsa. 

As palavras aparecem em contextos, as frases, os textos. É isso que as distingue e é nesses contextos que temos de as perceber. Tal como acontece, por exemplo, em:  "Dá-me o molho das chaves." e "Molho sempre os pés no mar, quando vou à praia no inverno. Não me parece que alguém fique com dificuldades em distinguir verbo de nome, ainda que palavras homónimas.

Considerando que "Alto e para o baile" seja uma expressão idiomática, jamais seria usada no contexto do após acordo ortográfico apresentado na imagem.

As expressões idiomáticas não têm uma utilidade específica, mas criam imagens que captam a emoção e a sensibilidade dos falantes, podendo ainda facilitar a memorização."



1 comentário:

Rosalina Simão Nunes disse...

Alguém que se identifica como RH fez um comentário.

Não publico.

Não discuto assuntos sérios com gente anónima.

Boa noite.