quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As autoridades inglesas consideram o primeiro-ministro José Sócrates suspeito no caso Freeport, de acordo com a revista "Visão". Por seu lado, a revista "Sábado" afirma que "os investigadores ingleses querem ver as contas bancárias do primeiro-ministro".

______________________
COMENTÁRIOS:

VERSÃO TIA:
- Sei lá, de repente fiquei a achar que os ingleses são finérrimos. Sei lá, eu nem gostava muito deles, mas, sei lá, sabe, agora estão tão giros. Olhe acho que estou fã. Chiquérrimos, não acha?...

VERSÃO SOCRETINA:
- Porreiro, pah!

VERSÃO DE ESPANTO:
- Que raio vai fazer a procuradora Cândida Almeida, responsável pela condução do processo visado em Portugal, à grande Entrevista de Judite de Sousa, na RTP, hoje?!
.
.
.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Post aberto ao Mário Nogueira

Lembrando que nos últimos dois dias houve mais 26 escolas que suspenderam o modelo de avaliação (no total, segundo a Fenprof, serão centenas e dezenas de milhares de docentes que assumiram esta posição), o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, voltou ontem a pedir aos professores para que não entreguem os objectivos individuais. É uma "luta difícil", onde "cada um tem que assumir a luta, sem saber se o do lado o está a fazer ou não", reconheceu o sindicalista.
in Público


Pois. Não entregar os objectivos individuais...
Eu já entreguei os meus. Em Outubro. A 16 de Outubro. Na altura ,Mário Nogueira não apelava a que não fossem entregues. Na Escola onde lecciono, não houve qualquer mobilização dos docentes nesse sentido.
E os objectivos foram entregues. Por todos os professores.

Agora pedem que não se entreguem. No meu caso e no de todos os colegas da escola, chega tarde o apelo.

Entregar os objectivos individuais será a demonstração de que estamos a aceitar este modelo de avaliação.

Pois. Também é verdade. Mas é o modelo em vigor.

E a questão que coloco recuando no tempo é: porque não foi feito um apelo semelhante aquando do primeiro Concurso a Professor Titular?

Eu sugeri isso em reunião sindical. Era nessa altura que se devia ter bloqueado todo o processo. Era aí que os Sindicatos deviam ter pedido que os professores não concorressem a professores titulares. Porque não o são. Porque não o são por mérito. Porque não houve até agora na carreira de professores nada que permitisse essa distinção, eticamente falando, pelo menos.

Por isso este post aberto ao Mário Nogueira e a questão, se quiser aparecer e responder: Por que razão, afinal, não devem os professores entregar os objectivos mínimos ou requerer Excelente?!

Chegar a professor titular por tempo de serviço, que foi o que se passou..., é credível, querer ser avaliado e querer ter a menção de Excelente, não?!

Começo a ter dúvidas. Muitas.







Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.


És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.

Fernando Pessoa


_______________

Quer dizer, estes não vivem na rua, mas que são felizes porque são assim, não tenho dúvidas.

Um bom domingo.
.
.
.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009



domingo, 18 de janeiro de 2009

Desde Abril de 2007 que temos tido em horário nobre a oportunidade de ver Conta-me como foi, série de ficção produzida pela RTP (o canal estatal) e que tem como objectivo, de acordo com artigo na Wikipédia, retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968 mas sem espírito saudosista, sem abordagens moralistas, sem juízos de valor, sem tomar partido por nenhum lado da história, sem aspirações documentalistas.

Lê-se no artigo citado que não há espírito saudosista. No entanto, e particularmente nos últimos tempos em que cada vez se ouve falar mais na crise económica e nos seus efeitos, sempre que começa a série, vem-me logo à memória isto. A acção do Conta-me como foi anda à volta das peripécias vivenciadas por uma família. E eu só me lembro de outras conversas do tipo.

Fará sentido? Ou será puro devaneio?
.
.
.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009





O barómetro político da Marktest parou em Novembro de 2008.

Ter-se-á avariado? Congelou com o frio?

Curiosamente, em Novembro de 2008, o 1º Ministro estava em queda...
.
.
.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Que saudades das medalhas de ouro e prata de Nelson Évora e Vanessa Fernandes...

As primeiras dúvidas do ano:

Se Cristiano Ronaldo tivesse continuado a jogar em Portugal, teria ganho este prémio?

Que fez, até hoje, Cristiano Ronaldo por Portugal, isto é, pelo futebol português?

Logo, será pertinente perguntar, afinal, quem é Cristiano Ronaldo?!
.
.
.

ADENDA:

Desculpem, o Prós e Contras vai ser sobre o sucesso de Cristiano Ronaldo?!?!?!?!