.
_____________________________________________
PERCURSO - Apreendido o objectivo da actividade (seleccionar 3 OER's com base num conjunto de critérios relevantes), e dado que os OER escolhidos não tinham de estar obrigatoriamente ligados à nossa área de formação (Língua Portuguesa), são indicados, primeiramente, dois recursos cuja utilização seria apresentada em articulação, numa situação hipotética de aprendizagem do Jogo de Xadrez. Quanto ao terceiro OER, é apresentado isoladamente, como motivação para a participação num Projecto Multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Tecnológica.
_____________________________________________
1º e 2º Recursos - Aprender a jogar Xadrez
_____________________________________________
Descrição dos 1º e 2º recursos
1º Recurso - Xadrez
Numa situação hipotética de aprendizagem do jogo de Xadrez, num Centro de Ocupação de Tempos Livres, este vídeo seria apresentado como promoção da actividade, já que de uma forma humorística apresenta, quer o jogo, quer o ambiente ideal para quem procure ocupar os seus tempos livres de forma lúdica e reflexiva.
- Vídeo elaborado sem o recurso à palavra, usando o humor, sendo, por isso, bastante apelativo;
- A animação tem bastante qualidade;
- Encontra-se disponível na internet, no YouTube, portanto, de fácil acesso;
.
.
2º Recurso - Xadrez
E, neste contexto, cumprirá referir que este não foi o recurso escolhido, numa fase inicial do processo de selecção dos OER's.
Partindo de um recurso sugerido, nas instruções da Actividade 3, para ser, eventualmente usado, como motor da pesquisa que se pretendia, acabei por encontrar este tutorial que me pareceu, de todos os recursos, o mais claro e objectivo para iniciar a aprendizagem do jogo de Xadrez. Discreto, mas apelativo, tinha bem discriminadas as várias fases de aprendizagem, bem como as regras essenciais do jogo. Na altura, não verifiquei a licença de uso. Nem me apercebi que, entretanto, já não estava a usar repositórios de OER's.
No entanto, quando me preparava para o inserir no trabalho, sugerindo a sua adaptação, nomeadamente, a necessária tradução, constatei que a licença do mesmo não era livre. Fui, então, (re)ler documentação sobre a licenças/copyright e adaptação de materiais e percebi que seria, de facto, um risco, senão mesmo um erro, incluir o tutorial no âmbito deste trabalho. Neste processo de esclarecimento, houve um momento em que pus, inclusivamente em causa, a utilização do 1º Recurso, já que a licença do Youtube não é livre. No entanto, encontrei esta referência no Free Learning e que me dá algumas garantias para a utilização do vídeo Xadrez como OER, ainda que não o tenha encontrado, até agora, no YouTube-Edu...
Assim, sugere-se a sua adaptação, quer no que respeita a ferramenta, propondo-se a utilização da informação num slide, bem com a selecção dos aspectos essenciais para uma iniciação. Utilizando o SlideShare, por exemplo, para divulgação do recurso, seria possível escolher a licença adequada para que o recurso continuasse a ser OER.
.
.
_____________________________________________
3º Recurso - Star Kids' Sand Painting
__________________________________________________________________________________________
PERCURSO - Apreendido o objectivo da actividade (seleccionar 3 OER's com base num conjunto de critérios relevantes), e dado que os OER escolhidos não tinham de estar obrigatoriamente ligados à nossa área de formação (Língua Portuguesa), são indicados, primeiramente, dois recursos cuja utilização seria apresentada em articulação, numa situação hipotética de aprendizagem do Jogo de Xadrez. Quanto ao terceiro OER, é apresentado isoladamente, como motivação para a participação num Projecto Multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Tecnológica.
_____________________________________________
1º e 2º Recursos - Aprender a jogar Xadrez
_____________________________________________
Descrição dos 1º e 2º recursos
1º Recurso - Xadrez
- Descrição do 1º Recurso
- Como utilizar
- Critérios
- Vídeo elaborado sem o recurso à palavra, usando o humor, sendo, por isso, bastante apelativo;
- A animação tem bastante qualidade;
- Encontra-se disponível na internet, no YouTube, portanto, de fácil acesso;
- Relacionado com este vídeos estão outros que poderão servir de complemento à aprendizagem, já que são tutoriais.
- Adaptações
.
.
2º Recurso - Xadrez
- Descrição do 2º Recurso
- Como utilizar
- Critérios
E, neste contexto, cumprirá referir que este não foi o recurso escolhido, numa fase inicial do processo de selecção dos OER's.
Partindo de um recurso sugerido, nas instruções da Actividade 3, para ser, eventualmente usado, como motor da pesquisa que se pretendia, acabei por encontrar este tutorial que me pareceu, de todos os recursos, o mais claro e objectivo para iniciar a aprendizagem do jogo de Xadrez. Discreto, mas apelativo, tinha bem discriminadas as várias fases de aprendizagem, bem como as regras essenciais do jogo. Na altura, não verifiquei a licença de uso. Nem me apercebi que, entretanto, já não estava a usar repositórios de OER's.
No entanto, quando me preparava para o inserir no trabalho, sugerindo a sua adaptação, nomeadamente, a necessária tradução, constatei que a licença do mesmo não era livre. Fui, então, (re)ler documentação sobre a licenças/copyright e adaptação de materiais e percebi que seria, de facto, um risco, senão mesmo um erro, incluir o tutorial no âmbito deste trabalho. Neste processo de esclarecimento, houve um momento em que pus, inclusivamente em causa, a utilização do 1º Recurso, já que a licença do Youtube não é livre. No entanto, encontrei esta referência no Free Learning e que me dá algumas garantias para a utilização do vídeo Xadrez como OER, ainda que não o tenha encontrado, até agora, no YouTube-Edu...
- Adaptações
Assim, sugere-se a sua adaptação, quer no que respeita a ferramenta, propondo-se a utilização da informação num slide, bem com a selecção dos aspectos essenciais para uma iniciação. Utilizando o SlideShare, por exemplo, para divulgação do recurso, seria possível escolher a licença adequada para que o recurso continuasse a ser OER.
.
.
_____________________________________________
3º Recurso - Star Kids' Sand Painting
.
.
- Descrição do 3º recurso
Star Kids' Sand Painting é um vídeo que documenta o envolvimento de jovens num processo de criação de artes visuais, brincando com areia. Pretende-se incentivar os alunos a interagir e a tomar consciência da ligação entre as suas ideias criativas e a forma visual que as mesmas podem adquirir.
- Como utilizar
O terceiro recurso escolhido seria usado para motivar alunos do 8ºAno a participar num Concurso, envolvendo as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Tecnológica.
Após o estudo do texto poético, nas aulas de Língua Portuguesa - 8ºAno, partindo de poemas cuja temática fosse o mar, os alunos fariam o levantamento de elementos marítimos. Numa segunda fase, em Educação Tecnológica, seria mostrado aos alunos o vídeo - Star Kids' Sand Painting - a fim de explicar a forma como deveriam produzir os elementos marítimos identificados a Língua Portuguesa, utilizando apenas a areia e um cartão preto. No final, os trabalhos seriam expostos e toda a comunidade escolar participaria na escolha do melhor trabalho.
- Critérios
- Visualização do processo pretendido;
- Vídeo elaborado sem o recurso à palavra, exigindo a utilização da visão, sentido fundamental para a execução da tarefa pretendida;
- Tratando-se de um vídeo, permitiria ao professor controlar os vários momentos da execução da tarefa;
- Encontra-se disponível na internet, num repositório organizado de OER's;
- A faixa etária dos jovens do filme é próxima do grupo que se pretende motivar, permitindo com maior facilidade a auto-motivação.
.
.
.
- Vídeo elaborado sem o recurso à palavra, exigindo a utilização da visão, sentido fundamental para a execução da tarefa pretendida;
- Tratando-se de um vídeo, permitiria ao professor controlar os vários momentos da execução da tarefa;
- Encontra-se disponível na internet, num repositório organizado de OER's;
- A faixa etária dos jovens do filme é próxima do grupo que se pretende motivar, permitindo com maior facilidade a auto-motivação.
- Adaptações
.
.
.
3 comentários:
Oooopssss! Tenho muito para ler aqui, e agora não tenho tempo. Mas reincidirei :)
Só te deixo um abraço.
Alô, Alien.
Parece que começo a voltar aos primeiros tempos em que a escrita era diária.
Obrigada por ires passando. :)
Rosalina,
E passo mesmo. O meu único comentário a este post é:
D2-D4
Boa semana!
Enviar um comentário