sábado, 22 de setembro de 2007

Não existem “situações de risco”, garante Maria de Lurdes Rodrigues
Ministra da Educação diz que falar de amianto nas escolas é “alarmismo desajustado”
21.09.2007 - 20h51 Lusa, PUBLICO.PT

A ministra da Educação garantiu hoje que não existem “situações de risco” relativamente à existência de amianto nos estabelecimentos escolares e considerou que falar desta questão é um “alarmismo desajustado”.

Maria de Lurdes Rodrigues disse em Torres Vedras não compreender “como é que o assunto vem para a actualidade”, uma vez que a existência de placas de amianto nas escolas “é um assunto acompanhado pelo ministério há muito tempo”.

“O que temos vindo a fazer é, sempre que há uma intervenção de fundo nas escolas, o amianto é removido e substituído por outros materiais”.

Na terça-feira, um estudo da Deco reacendeu a polémica sobre esta assunto. Mas a ministra diz que continua à espera que a Deco lhe faça chegar o estudo, de modo a “avaliar [a sua] qualidade”, reiterando que o relatório “não é credível”.

Hoje no debate mensal na Assembleia da República, a deputada Luísa Apolónia, do partido ecologista “Os Verdes”, questionou o primeiro-ministro José Sócrates sobre esta questão e o que pretende fazer para resolver o problema da falta de qualidade dos edifícios públicos, incluindo as escolas.


________________

Francamente, minha senhora! E desde quando é que temos de esperar pela sua leitura para decidir se um estudo é ou não credível?!

Que arrogância.
.
.
.
.
.

4 comentários:

Teresa Durães disse...

o meu filho disse que as Tic no 9º ano foram retiradas (excepto de for oferta da escola). É assim?

(é este o choque tecnológico? Que choque!!)

A minha filha não consegue almoçar na cantina. A escola está sobrelotada, as filas são imensas.

Tem, claro, pavilhões pré-fabricados.

Não existe o quê? Amianto?

Subscrevo. Francamente, minha senhora!

Rosalina Simão Nunes disse...

Tanto quanto sei, Teresa, as TIC continuam a fazer parte do currículo dos miúdos no 9ºAno. Na minha Escola, os 9º anos têm todos TIC.

A questão da oferta de escola, aplicou-se, creio que, nos dois últimos anos lectivos e para os outros anos.

A novidade deste ano é a da Área Projecto dever ser leccionada por um professor de TIC.

Teresa Durães disse...

mas o meu filho garante que retiraram excepto se a escola tiver oferta... ainda hoje voltei a perguntar se tinha a certeza...

profs de tic na área de projecto? bom, já ouvi pior...

Rosalina Simão Nunes disse...

Em vez de admitirem que esta história da Área Projecto é um fiasco, pelo menos nos moldes em que é desenvolvida na maioria das Escolas, vão camuflando...