Entrei pela primeira vez no Second Life, no dia 3 de Março de 2009. Aconteceu durante o Módulo de Ambientação do Curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta. Esse módulo tinha como objectivo geral permitir que nos familiarizássemos com o ambiente virtual no qual íamos trabalhar, quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista da optimização da utilização das ferramentas de comunicação disponíveis, quer ainda do Modelo Pedagógico seguido pelo curso. O Second Life era uma das ferramentas que iríamos utilizar fora da Plataforma de elearning Moodle da Universidade Aberta.
Começou assim a exploração do Second Life (SL).
Ao longo do 1º ano do Curso tivemos, em três momentos distintos, de desenvolver actividades naquele ambiente virtual: no Módulo de Ambientação, nas Unidades Curriculares (uc) Comunicação Educacional e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Durante a execução das tarefas fui tendo experiências paralelas, fazendo as minhas explorações individuais, completando as aprendizagens que fazia no âmbito do trabalho do mestrado.
Inicio hoje, com este post, uma espécie de diário do que foi e está a ser a minha experiência nesse mundo virtual. A razão pela qual o faço apenas agora talvez esteja relacionada com o facto de, neste momento, ter mais disponibilidade. Por outro lado, a vontade de construir este diário aconteceu várias vezes, no entanto, ainda não havia decidido se o faria neste blog, se construiria um blog apenas para efectuar esses relatos.
Para já, parece-me mais pertinente iniciar aqui esse percurso. Tenho a certeza de que a Isor Portland (nome do meu avatar) é a minha representação no SL, e, para já não faz sentido criar um blog com outra identidade.
Além destas palavras, deixo também um vídeo que fiz hoje onde apresento a sequência dos rostos do meu avatar - Isor Portland:
7 comentários:
O autêntico virtual do virtual, Isor! :)
gostas mt de te ler, nao gostas?
É verdade, Alien. Um espaço com muita magia também.
Olá, anónimo.
Penso que o comentário esteja relacionado com o facto dos últimos postes terem a hipótese de serem ouvidos.
Pois a razão não se prende com o gostar ou não de me ouvir ler. Em comunicação isso será quase irrelevante. Importa, sim, que os outros gostem de nos ouvir ler e nos entendam.
De qualquer forma, esta iniciativa de fazer acompanhar os postes escritos com a sua versão audio está relacionada com esta apresentação a que tive oportunidade de assistir na 1ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning -myMPeL2010.
Se tiver tempo, leia a apresentação em powerpoint. Certamente perceberá a razão pela qual comecei a publicar a versão audio dos meus postes.
Obrigada pelas suas palavras.
Oi Car@!
Amei tua arte Rosalina! Muito bom gosto! Parabéns! []s e tudo de bom!
Obrigada, Paula. :)
Good dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.
Enviar um comentário