quinta-feira, 20 de maio de 2010

Como se participa online na organização de uma Conferência sobre elearning, enquanto estudante do MPeL



Para ouvir o texto



Sempre soube que iria escrever este texto, no entanto, senti, também, que só o faria quando me conseguisse distanciar o suficiente para poder registar objectivamente o  processo de envolvimento na organização da 1ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning, que teve lugar na passada sexta-feira, dia 14 de Maio, na Fundação Portuguesa das Comunicações.
Tivemos (MPeL3) conhecimento da vontade de realizar este evento aquando do encontro presencial, na Futurália, a 12 de Março. Mais tarde, e já no espaço da Coordenação da Plataforma Moodle, a Professora Lina Morgado, Coordenadora do Curso, confirmou a existência da iniciativa, convidando-nos a fazer parte da comissão organizadora do evento.
Posteriormente, e após sondagem sobre a nossa disponibilidade para participar presencial e/ou online, foi-nos pedido pela Professora que nos organizássemos em equipas de acordo com os aspectos que gostaríamos de trabalhar.
Assim, foram formadas quatro equipas que corresponderam à abertura de 4 Fóruns distintos:
  • Fórum - Elaboração da Comunicação para a Conferência_ myMPeL;
  • Fórum - Equipa Produção de Conteúdos para myMPEL;
  • Fórum - Concepção e gestão do Site da Rede;
  • Fórum - Apoio à disseminação: Facebook ,Twitter, Redes, blogues.
Os vários elementos que se disponibilizaram a colaborar escolherem os aspectos onde queriam contribuir. Houve ainda um encontro no Skype que demorou cerca de duas horas e onde, em conversa com a Professora Lina Morgado, trocámos ideias e fomos definindo estratégias de actuação. 
A partir desse momento e ao longo de 4 semanas, trabalhámos online como colaboradores, integrando assim a comissão organizadora. 

O Fórum  para a Elaboração da Comunicação para a Conferência contou com a abertura de 17 temas e um total de 82 respostas. Paralelamente, foi criado um wiki, onde o texto foi sendo construído. De referir ainda, neste aspecto, as conversas tidas no skype e a utliização do mail para partilha da versão final da apresentação em powerpoint.

No Fórum Equipa Produção de Conteúdos foram abertos 19 temas  com um total de 109 respostas. Neste espaço, foi produzido o guião para a elaboração das entrevistas com os testemunhos das várias edições do Curso e cujo resultado final pode ser visto aqui: Testemunhos. Além do guião, foram definidos os procedimentos a realizar para o envio, por mail, do pedido de colaboração, bem como definida a forma de ir registando a chegada dos testemunhos.
Foi também neste espaço que se sugeriram os recursos disponibilizados no site da Conferência e que foram elaborados ao longo do MPeL3 no contexto de diferentes unidades curriculares:
No Fórum da Concepção e gestão do Site foram abertos 7 temas com um total de 11 respostas.
E, por fim, o Fórum de Apoio à disseminação: Facebook ,Twitter, Redes, blogues contou com a abertura de dois temas com um total de 6 respostas. Além da divulgação feita nos blogues de cada mpeliano e do Curso, no Twitter e Facebook, nas contas de cada um, foi criada uma página para o evento no Facebook.
Entretanto, a Professora Lina Morgado ia-nos fazendo o ponto da situação sobre outros aspectos relacionados com a organização, nomeadamente, o cartaz de divulgação, o programa, os apoios e o espaço
Ainda nesta fase da organização, prepararam-se quatro apresentações. Três de projectos desenvolvidos em AVA (uc Ambientes Virtuais de Aprendizagem) - Protótipos de Cursos  para jovens, para pais e o Curso: Caos Web 2.0 - e a síntese da conferência. 
No dia da Conferência, foi precioso o relato via twitter.
Termino esta referência a todo o processo de envolvimento na organização da 1ªConferência do Mestrado em Pedagogia do ELearning, enquanto colaboradora, citando as palavras que deixei na rede de apoio do evento, um dia após a sua realização:
Ontem, quando cheguei a casa e fiz o balanço daquilo que tinha sido o dia, procurando uma expressão que pudesse sintetizar aquilo que estava a sentir, surgiram as seguintes palavras: sinto-me feliz.
E, de facto, o dia de ontem foi um dia feliz. Impera a sensação de 'missão cumprida'. Ter participado na organização dum evento como o da 1ª Conferência do MPeL é muito gratificante. E foi outro exemplo do quão satisfatório pode ser o trabalho colaborativo.
Abraço mpeliano


2 comentários:

Marco Freitas disse...

Olá, Rosalina!

Gostava de dar os parabéns pelo vosso formidável apoio ao evento.

Esta tua reflexão é, por sua vez, uma forma de fomentar a transparência daquilo que estamos todos juntos a desenvolver no âmbito do nosso mestrado. Foi uma excelente iniciativa.

Abraço.

Rosalina Simão Nunes disse...

Obrigada, Marco. ;-)
Abraço