quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comportamentos anti-sociais vs Gripe A

No dia 10 de Agosto do corrente mês, a Senhora Ministra da Saúde terá afirmado "que foram identificados "comportamentos anti-sociais" de pessoas que se recusam a cumprir as medidas de controlo da gripe A (H1N1) ou declaram mesmo a intenção de propagar a doença."
h
No dia 26 de Agosto, a Senhora Ministra da Saúde tem a seguinte opinião: «não se pode impedir o processo de aprendizagem dos alunos», fechando escolas pelo facto de se prever uma pandemia da gripe A.

________________

Na minha opinião, se se prevê uma pandemia da gripe A, o processo de aprendizagem dos alunos vai ser impedido. Logo, a fim de evitar que haja razões para ter de identificar comportamentos anti-sociais, o mais razoável seria evitar que os alunos pudessem fazer parte das estatísticas da pandemia.

Isto é, afinal, as previsões são mesmo para levar a sério ou tudo não passa de puro terrorismo sanitário?

Parece-me que se está a brincar com a saúde pública.

Se se prevê uma pandemia, se se sabe que as Escolas abertas serão veículo para o desenvolvimento dessa pandemia, porquê abri-las? Porquê sujeitar as crianças, os jovens, os professores, os auxiliares educativos, o pessoal administrativo a esse risco?

Ou pretende-se, em plena campanha eleitoral, vir dizer que foi a acção do governo que impediu a pandemia? Afinal,
A titular da pasta da Saúde adiantou que as medidas de contenção da gripe A nas escolas «vão ser anunciadas antes da abertura do ano lectivo». No final de Setembro, mês da abertura do Ano Lectivo, há eleições. Convirá passar a mensagem de que o Governo está a tomar as medidas necessárias para conter a Gripe?

Parece-me a mim que declarar que se prevê uma pandemia da Gripe A, saber que as Escolas serão espaços de propagação da mesma e não assumir que se têm de fechar as Escolas é revelador de comportamento anti-social.

Ou será que não estou a ver a natureza dos factos? Provavelmente estarei errada.



Sem comentários: