Como se anda a dizer que os blog's estão parados, resolvi actualizar o meu, transcrevendo duas participações neste Fórum onde descrevo a minha experiência, enquanto professora de Língua Portuguesa, na Plataforma Moodle da Escola onde lecciono.
_________________
-
- Boa noite
Irei participar faseadamente neste tópico, dado que não me seria possível, numa só mensagem, descrever a experiência que tem sido a utilização da Plataforma Moodle como recurso no caso da disciplina que dinamizo desde 2007/08. Tem sido um espaço de aprendizagem que completa o trabalho desenvolvido em sala de aula.
Uso a plataforma como repositório de materiais? - Não. Para isso tenho outro espaço, desde sempre aberto. Aliás, nem me parece que essa seja a funcionalidade mais interessante do Moodle, a não ser que seja para desenvolver uma actividade específica e queiramos que os alunos usem um documento em particular.
Então, que faço eu com os alunos na Plataforma?
Esse é um processo que já passou por várias fases. A primeira coincide ainda com a frequência da Acção de Formação onde aprendi a usar esta ferramenta. Considerei na altura, e mantenho essa opinião, de que aquele espaço seria ideal para poder promover a discussão, duma forma informal, levando os alunos a desenvolver a escrita e o espírito crítico. Como? Propondo temas para discussão. Sugerindo aos alunos que eles próprios abrissem tópicos de discussão.
Isso aconteceu? Sim. Com todos os alunos? Não. Porquê? Na maioria dos casos, porque a única forma que têm de aceder à internet é na escola.
Trabalho numa escola que recebe alunos maioritariamente provenientes de aldeias. Por que razão não foi resolvido esse problema, na escola, permitindo que os alunos, quando lá estão tivessem esse acesso facilitado? Não sei. Informei sempre os responsáveis das situações em que os alunos tinham dificuldade em aceder à Plataforma. Por exemplo, no início da sua utilização tive de ir à Biblioteca informar que sempre que os alunos das minhas turmas quisessem aceder à Plataforma isso dever-lhes-ia ser facilitado, isto porque tive o feedback de que na Biblioteca não os deixavam aceder.
Por que razão o espaço só está acessível aos alunos das turmas que lecciono? Porque aquele é uma espaço de aprendizagem. Logo implica saber quem está de cada um dos lados e para que está. Caso contrário não tem sentido, nem é funcional.
E é a questões como estas, Teresa, que eu me refiro, noutro espaço, quando falo da 'real prática pedagógica'.
Desisti? Não. Havia razões para desistir? Sim. :) Basta referir que no meu horário constaram sempre e apenas 90m para o trabalho desenvolvido no Moodle. Não penso que essa carga horária seja compatível com o seguinte registo que consta do relatório de actividades, no meu perfil: Listagem de registos 69265.
Para terminar, por hoje, talvez referir que a fim de 'prender' os alunos àquele espaço estão sempre disponíveis as seguintes actividades lúdicas, desenvolvidas com o recurso a fóruns:
Palavra puxa palavra - XXXIII - Este desafio trata-se de um jogo de associação de palavras, devendo ser usados preferencialmente substantivos. - Cada participante terá apenas que escrever uma palavra que de alguma forma associe à anterior.
Cadeia de palavras - 7 Este jogo tem como objectivo fazer uma cadeia de palavras em que as duas últimas letras da primeira palavra devem ser as duas primeiras da seguinte.
Palavra puxa imagem - Frequentemente associamos as palavras às imagens.
Neste fórum desafiam-se os participantes a enviar fotos, de preferência tiradas pelos próprios, que possam ser associadas a um tema que irá ser diferente todas as semanas. A partir desta actividade foi feito este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ez_CoaLJjF0&feature=channel_page . E já há material para mais. O tempo é que não estica. :)
Jogo do alfabeto - Respeitando a ordem do alfabeto e o tema dado, vamos escrevendo palavras. Recomeça o jogo, com abertura de novo tema, o participante que escrever a palavra começada por Z. Terá, também de sugerir uma nova área temática e escrever a primeira palavra.
Sempre que não conseguirem continuar o jogo, inicia outro tema o último participante.
Figura Mistério - 55 - * Para descobrirem quem é a Figura Mistério têm de fazer perguntas às quais só se poderá responder sim ou não.
* As respostas serão dadas neste Fórum.
* A pessoa que acertar na Figura Mistério, envia-me por mail uma fotografia de alguém que quer ver transformado em Figura Mistério.
* Depois as respostas às perguntas, mantendo o critério das respostas dadas serem apenas SIM ou Não, são dadas pela pessoa que sugeriu a Figura.
Como se escreve? - 18 (HotPotatoes 6)
Nestas actividades é apenas avaliada a participação dos alunos.
Até
1 comentário:
Como continuação e para não estar a alongar post, dificultando a sua leitura, deixo aqui nos comentários, uma observação que fiz ainda naquele dia:
Ainda cá volto. Esqueci-me de referir os slides construídos a propósito de Palavra puxa imagem: http://www.slide.com/r/S5rxmVae7z9JWkldcAoz69qEhkKrSNYz // http://www.slide.com/r/hKjMiFxwwj-9Yz7HTNnRT3iDrMRpN-vp
Enviar um comentário