quarta-feira, 17 de junho de 2009

Actividade 4 - criação de um REA (OER) em formato áudio



FICHA DESCRITIVA

Designação -
A história do teatro, na 1ª pessoa

Breve Descrição - Numa hipotética visita do Teatro (personificação) a uma Escola, este conta a um grupo de alunos a história da sua vida, fazendo referência a importantes nomes da dramaturgia antiga. É feita uma breve introdução, dando início ao estudo de uma nova unidade didáctica - O texto dramático -, orientando os alunos para a Actividade que se pretende desenvolver.

Público alvo - 9º Ano (Língua Portuguesa)

Endereço onde está disponível - http://rosalinasnunes.podbean.com/2009/06/17/a-historia-do-teatro-na-1%C2%AA-pessoa/

Outras informações - A leitura é feita pelos alunos do grupo A Hora das Palavras, projecto desenvolvido no âmbito do PNL, do Agrupamento Dr. João das Regras (2008/09)

Detalhes de utilização - O recurso ao Podcast introduz o estudo do Texto Dramático, no 9ºAno. A actividade, designada por Breve História do Teatro, tem como objectivo identificar a Grécia como o berço do teatro e conhecer nomes de dramaturgos antigos, gregos e latinos, bem como a identificação de Gil Vicente, enquanto pai do teatro português.

Na disciplina e-Português, na Plataforma Moodle da Escola, no espaço reservado para o 9ºAno, com recurso a uma etiqueta será apresentada a Actividade cujas tarefas serão:

  • 1ª tarefa - Audição do podcast, identificando os nomes dos autores referidos que depois irão servir de escolha para a formação de equipas, usando-se para o efeito o Referendo como ferramenta;
  • 2ª tarefa - Construção, em equipa, de um wiki com a identificação do dramaturgo: breve biografia, género dramático cultivado, contextualização e sinopse das obras mais importantes.
  • 3ª tarefa - Num Fórum de discussão, cada uma das equipas apresenta sumariamente o seu dramaturgo, ficando responsável por responder a questões colocadas pelos outros grupos sobre a vida e obra do autor que estudou.
Na descrição da actividade, os alunos serão ainda informados das competências a desenvolver, recursos, duração e critérios de avaliação.
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