segunda-feira, 20 de abril de 2009

Isaac Pitman e Bill Gates - duas figuras de referência no Ensino a Distância




Em [1937] 1837*, Isaac Pitman publicou o sistema de taquigrafia criado por si - Stenographic Sound-Hand, cuja divulgação se fez por correspondência. Assim, em meados do século XIX, Isaac Pitman deu início a uma nova forma de transmissão de conhecimentos - ensino por correspondência - com o objectivo de dar formação a grupos de pessoas que, por motivos geográficos, económicos e sociais, não se podiam deslocar aos centros de ensino tradicionais. Criada a primeira escola de ensino por correspondência - Correspondence Colleges -, em 1840, é também esse o ano de publicação da segunda edição de Stenographic Sound-Hand. Podemos, portanto, considerar Pitman o impulsionador do Ensino a Distância, logo, sem dúvida, uma figura de referência nesta área.

39 anos depois...

Em 1976, Bill Gates e Paul Allen fundam a sua própria empresa de produção de software informático, a Microsoft Corporation, desempenhando Bill Gates a função de presidente e director geral. Quase dez anos antes tivera Bill Gates o primeiro contacto com os computadores e as linguagens de programação, quando frequentava o colégio de Lakeside - Instituição pioneira na compra de uma rede de computadores interligados por uma linha telefónica. Foi aí que conheceu Paul Allen.

Em 1979, a Microsoft começou a desenvolver-se e já contava com 16 empregados. É nessa altura que Bill Gates decidiu mudar a empresa para Seattle. Criado o sistema operativo MS-DOS, em 1981, o mesmo passou a ser instalado em todos os microcomputadores da marca IBM. Entretanto, outros fabricantes de computadores lançaram no mercado os seus modelos compatíveis com o IBM-PC, utilizando o sistema operativo MS-DOS.

Em 1983, a equipa de Bill Gates voltou a revolucionar a tecnologia informática: introduziu o rato e criou uma interface gráfica para substituir o DOS, a que chamou Windows (janelas).

Em 1986, a Microsoft passou a estar cotada na Bolsa, consequentemente, Bill Gates passou a ser o homem mais rico do mundo!

Nos dez anos seguintes, a Microsoft teve um desenvolvimento fulgurante: passou de 1 200 empregados para mais de 20 000. O Windows 2.0 (1987), o Windows 3.0 (1990) e o seus sucessores Windows 3.1 e Windows 95, transcritos para dezenas de línguas, passaram a equipar milhões de computadores em todo o mundo, dando origem a uma sociedade cibernética com o cunho da Microsoft.

O maior sonho de Bill Gates, desde o início da sua carreira, era que, em cada casa, e em cada posto de trabalho, existisse um computador. Em 2008, já o tinha concretizado:

“When Paul Allen and I started Microsoft over 30 years ago, we had big dreams about software,” recalls Gates. “We had dreams about the impact it could have. We talked about a computer on every desk and in every home. It’s been amazing to see so much of that dream become a reality and touch so many lives. I never imagined what an incredible and important company would spring from those original ideas.”

Entretanto, o aparecimento da informática dera-se na década de 70, altura em que, como descrevemos, Bill Gates começou a sua actividade.

A partir dos anos 80, difundiram-se as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com o surgimento de sofisticados meios de armazenamento e processamento, possibilitando a criação de sistemas multimédia. Ainda nos anos 80 começaram a proliferar os computadores portáteis e o desenvolvimento da Internet. E foram estes meios que trouxerão à década de noventa uma nova dinâmica em matéria da comunicação mediatizada - dando-se início à rede de todas as memórias de Lévy (O espaço cibernético é a instauração de uma rede de todas as memórias informatizadas e de todos os computadores.).

Sendo assim, a fusão das telecomunicações com a informática e os interesses comerciais no mundo, dito virtual, marcaram os anos 90, permitindo a utilização dos computadores e da Internet por milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando, em Junho de 2008, Michael Miller questionou Bill Gates, numa entrevista exclusiva, antes da sua reforma, sobre a actuação da Microsoft em relação à revolução da/na Internet, Bill Gates respondeu da seguinte forma:

"The key thing we did right is we got more than 100 million PCs out there ready to be connected."

E é por esta razão que consideramos Bill Gates uma figura de referência no Ensino a Distância. Foi o seu empreendedorismo que permitiu a massificação do uso do Computador. A partir da década de 80 , a utilização do computador como instrumento de mediação pedagógica favoreceu o desenvolvimento de teorias e práticas pedagógicas no âmbito do Ensino a Distância. E isso só foi possível porque há um computador " on every desk and in every home".

Foi, na nossa óptica, o impulsionador da nova Era do Ensino a Distância.

_________________
Notas:
*Correcção efectuada após o prazo dado para conclusão do trabalho e por observação de um colega. Obrigada.


Referências

Isaac Pitman
  • Taquigrafia em foco (site): http://www.taquigrafiaemfoco.com.br/perguntas.htm#oque%C3%A9taquigrafias
  • Taquigrafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taquigrafian
  • Ambientes virtuais de Aprendizagem / Ensino a Distância: http://pt.wikiversity.org/wiki/Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem/Ensino_a_Dist%C3%A2ncia
  • Isaac Pitman: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Pitman/
Bill Gates
  • http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2321129,00.aspk
  • http://www.webtuga.com/citacoes-de-bill-gates-steve-jobs-e-linus-torvalds/j
  • http://www.leme.pt/biografias/novas-tecnologias/bill-gates.htmlk
  • http://www.aix.com.br/ei/mod/resource/view.php?id=1792g
  • http://www.fe.unb.br/linhascriticas/n17/educacao_a_distancia.htmlh
  • http://www.urisan.tche.br/~posinf/Publica/2001-Gisele_Degen.pdf
  • http://www.telegraph.co.uk/scienceandtechnology/3357701/Bill-Gatess-dream-A-computer-in-every-home.htmlf
.
.
.

4 comentários:

Alien8 disse...

Interessante, Rosalina, embora a Microsoft saia um bocado mais bem tratada do que merece. O rato e as janelas foram introduzidos pela Apple, com o Liza, ainda o MS-DOS se limitava (e limitaria) a uma linha de comandos a branco sobre um écrã preto...

Quanto ao ensino à distância, nada a dizer...

Um beijo.

Rosalina Simão Nunes disse...

Alô, Alien. Sinceramente, para fazer este trabalho não aprofundei a história da Microsoft. Usei um texto onde de forma sintetizada estava a vida de Bill Gates.

O objectivo era mesmo tentar mostrar que o considero uma figura de referência no Ensino a Distância, ainda que a Microsoft possa ser considera a inimiga número 1 do Open Source.

Espero ter conseguido atingir o objectivo. :p

Anónimo disse...

hi, good site very much appreciatted

Anónimo disse...

Somebody essentially help to make seriously posts I'd state. That is the very first time I frequented your web page and so far? I surprised with the analysis you made to create this actual post extraordinary. Wonderful process!
Great web site. A lot of useful information here. I¡¦m sending it to several pals ans also sharing in delicious. And obviously, thank you for your sweat!
hi!,I like your writing so much! proportion we keep up a correspondence more approximately your post on AOL? I require an expert in this space to solve my problem. Maybe that's you! Having a look forward to see you.