sexta-feira, 19 de abril de 2024

As quartas-feiras "livres" de atividades letivas nas escolas

 SONDAGEM || SONDAGEM || SINDAGEM

----------------------------
As tardes de quartas-feiras em alguns agrupamentos de escolas
-----------------------------
Imaginem que a direção de um Agrupamento de Escolas decide que à quarta-feira à tarde não há atividades letivas porque se reconhece que os professores devem desenvolver parte do tempo para desenvolver os tempos do estabelecimento referentes a reuniões, incluindo o trabalho colaborativo, em trabalho que não seja pós - letivo, isto é, ao fim da tarde. Como consequência, nesse Agrupamento, às quartas-feiras à tarde não há aulas.
O que fazem os professores:
A - Usam essa tarde para reuniões e desenvolvimento de trabalho colaborativo;
B - Usam essa tarde para ir passear;
C - Usam essa tarde para ir às comprar e fazer outras tarefas domésticas;
D - Usam essa tarde para não fazer nada.
E - "Usam essa tarde para projetos criativos com alunos (neles) interessados 😉"
(...)
K - Nem queiram saber!
NOTA: Esta espécie de sondagem, se tudo isto fosse real (que não é 🙄😎), serviria para aferir da utilidade das tardes de quartas-feiras sem atividades letivas. Ou seja, se se viesse a verificar, após utilização de detetor de mentiras, que os professores desse hipotético agrupamento usavam as tardes de quartas-feiras para outros fins que não os previstos, as quartas-feiras passariam a ser consideradas na elaboração dos horários, o que, digamos, seria, claramente, facilitador, dado que deixaria de ser uma condicionante.
Esclarecimento: a par deste tipo de trabalho de estabelecimento que inclui reuniões mediante convocatória, cumprimento de horário e que implica justificação de faltas, caso não seja cumprido, existe muito outro trabalho que os professores vão desenvolvendo dentro das equipas de trabalho e que, tendo grupos mais restritos, não é passível de marcação de falta já que as pessoas conseguem entre elas agendar situações pontuações de trabalho.
Que hipótese escolheriam?

Sem comentários: