terça-feira, 23 de abril de 2024

O poder da mente? IA? Ou apenas uma coincidência?

Comprei o vestido (?) na semana passada. Quando o escolhi gostei particularmente das cores. Da conjugação das cores. Foram-me familiares. Escolhi-o para vestir hoje.

Na foto, estou numa aula a coadjuvar uma turma do 7.° ano que está, neste momento, a explorar o " Cavaleiro da Dinamarca".
Portanto, quando escolhi o vestido para comprar, quando o escolhi para vestir, hoje, estive de alguma forma condicionada nas minhas opções ou foi tudo aleatório?
Nota final relevante: quem se apercebeu da "coincidência" foi a minha colega.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Borrachões

 

Os da foto, hoje publicada, foram feitos por mim. Aprendi a "arte" a ver a minha avó materna durante anos a fazê-los. A receita foi guardada e, agora, já está decorada. A avó era de Idanha-a-Nova.

Aqui podem ficar a saber mais sobre esta "delícia"!

sábado, 20 de abril de 2024

o encanto feminino...

 


sexta-feira, 19 de abril de 2024

o poder de pedir a palavra

"- Peço a palavra!"

Coimbra, 17 de abril de 1969, Alberto Martins, presidente da Associação Académica de Coimbra.

 Para saber +

empatias...


 humor...quase negro!!!!!!

As quartas-feiras "livres" de atividades letivas nas escolas

 SONDAGEM || SONDAGEM || SINDAGEM

----------------------------
As tardes de quartas-feiras em alguns agrupamentos de escolas
-----------------------------
Imaginem que a direção de um Agrupamento de Escolas decide que à quarta-feira à tarde não há atividades letivas porque se reconhece que os professores devem desenvolver parte do tempo para desenvolver os tempos do estabelecimento referentes a reuniões, incluindo o trabalho colaborativo, em trabalho que não seja pós - letivo, isto é, ao fim da tarde. Como consequência, nesse Agrupamento, às quartas-feiras à tarde não há aulas.
O que fazem os professores:
A - Usam essa tarde para reuniões e desenvolvimento de trabalho colaborativo;
B - Usam essa tarde para ir passear;
C - Usam essa tarde para ir às comprar e fazer outras tarefas domésticas;
D - Usam essa tarde para não fazer nada.
E - "Usam essa tarde para projetos criativos com alunos (neles) interessados 😉"
(...)
K - Nem queiram saber!
NOTA: Esta espécie de sondagem, se tudo isto fosse real (que não é 🙄😎), serviria para aferir da utilidade das tardes de quartas-feiras sem atividades letivas. Ou seja, se se viesse a verificar, após utilização de detetor de mentiras, que os professores desse hipotético agrupamento usavam as tardes de quartas-feiras para outros fins que não os previstos, as quartas-feiras passariam a ser consideradas na elaboração dos horários, o que, digamos, seria, claramente, facilitador, dado que deixaria de ser uma condicionante.
Esclarecimento: a par deste tipo de trabalho de estabelecimento que inclui reuniões mediante convocatória, cumprimento de horário e que implica justificação de faltas, caso não seja cumprido, existe muito outro trabalho que os professores vão desenvolvendo dentro das equipas de trabalho e que, tendo grupos mais restritos, não é passível de marcação de falta já que as pessoas conseguem entre elas agendar situações pontuações de trabalho.
Que hipótese escolheriam?

"E agora?! Já não avalio as atitudes?"

 A propósito do algoritmo 80% 20% nos critérios de avaliação da maioria das escolas em Portugual, publiquei, hoje, no blog eArquivo, um recurso criado no Genial.ly onde se explora essa ideia no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvimento no meu agrupamentos há cerca de 4 anos. 

o fator tempo