sexta-feira, 21 de abril de 2023

O digital no ensino ou a pedagogia em e-learning

 Eu não li o livro do neurocientista francês. Por isso vou crer na análise que o meu colega, também crítico literário, faz do mesmo.

Ainda assim, não me agrada que escreva ser cretinice pensar como viável "o digital no ensino".
Permitam-me esta ousadia, mas quando acabei de ler o texto de opinião do meu colega, poeta e crítico literário, apercebi-me que o sujeito autor do texto em apreço não percebe nada de pedagogia do e-learning. Porque é disso que se deveria falar quando o assunto é o "ensino digital", de pedagogia do e-learning. Ao escrever, por exemplo, "mas, num país como o nosso onde quem governa só segue modas e obedece a obscuras razões de interesse nacional para, como é o caso do digital na Educação, obrigar alunos, professores e pais a serem os técnicos de informática que nunca escolheram ser; ", o colega revela ser ignorante na matéria.
Integrar o digital no processo de aprendizagem dos alunos não é da competência de técnicos de informática. Não tem mesmo nada a ver com as competências de um técnico de informática. Um técnico de informática não é professor. E isto sem qualquer desprimor para a profissão.
O "ensino digital" é da competência dos professores que, por sua vez, deveriam procurar formação adequada para aprenderem a fazê-lo com qualidade.
Portanto, o autor está errado. Usa para validar a sua opinião o estudo de um neurocientista como se isso fosse suficiente para validar o que, afinal, é o próprio que teoriza. Nós, os que não lemos o livro até temeremos pronunciarmo-nos. Afinal, não o lemos, por isso, iremos ficar caladinhos...
...ou não...
É que o colega não tem razão alguma naquilo que escreve sobre o assunto. Revela mesmo desconhecimento e falta de humildade em reconhecer isso. Está este último aspeto implícito em muitas das frases que escreve. Há quase "ódio" na formulação do discurso. Quase que parece querer obrigar a calar quem pense de forma contrária.
Devia, pois, fazer formação. Estudar sobre pedagogia do e-learning. Sendo poeta, iria, de certeza, perceber a "magia" das dinâmicas digitais que são muito mais do que aquilo que afirma serem.

Rosalina Simão Nunes,
Professora e especialista em pedagogia do e-learning

Publicado originalmente aqui, no dia 20/04/2023.

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