terça-feira, 7 de março de 2017

O perfil do aluno e as competências dos professores

A propósito do novo perfil do aluno que se quer desenhar nas escolas, fiz o seguinte comentário a uma análise (Que Competências para as Novas Gerações? partilhada no Facebook.
COMENTÁRIO: Concordo com tudo o que escreve até subscreveria. Talvez o faça no futuro que esperemos seja próximo. Neste momento não posso nem devo. Antes deste debate sobre as competências, atuais e futuras do aluno, e do seu perfil, têm de ser contempladas e, principalmente, respeitadas, as competências dos professores. Não se pode exigir mais ao professor português sem reconhecer que não estão a ser pagos sequer pelo trabalho que fazem neste momento. Terão de ser os professores aqueles que no dia a dia irão operacionalizar todo o processo. Por isso, precisamos de ser respeitados. E isso passa por remunerações adequadas. Que força terão as minhas palavras em aula, na preparação para a necessidade de ser competente para o futuro, porque é isso que trará sucesso e realização, se, na sua essência, sinto que estou a participar na formação de "escravos", uma vez que é dessa forma que me tratam ? Sei que dirão: Esse assunto não tem a ver com o perfil dos alunos. Mas é claro que tem e enquanto não for discutido de forma séria, andamos todos a fingir que o assunto da educação é para ser resolvido. Nem sequer pensado está a ser. Os professores estão cansados.

Teve apenas um "gosto" e não houve qualquer comentário direto.
Esse silêncio incomoda.
Imagem daqui

2 comentários:

Maria João disse...

Tem todo o meu apoio. Subscrevo totalmente. Se somos os profissionais que vamos formar todos os outros profissionais, tratem-nos com respeito. Que disponibilidade mental e intelectual pode ter alguém que não sabe como pagar as contas no fim do mês (e falo das contas básicas).

Isaltina Martins disse...

Acho que tem toda a razão. Eu só agora li este comentário, mas também já tinha pensado o mesmo.