segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Actividade 1 - Cooperative Freedom / Bibliografia anotada

EDITORIAL

Na primeira actividade da Unidade 1 da uc Processos Pedagógicos em ELearning, foi-nos proposto que encontrássemos, estudássemos e partilhássemos recursos que estivessem relacionados com a teoria da Cooperative Freedom e que fizéssemos uma bibliografia anotada.

Nesta breve bibliografia anotada faço referência a sete recursos. Através das três primeiras referências procurei, primeiro, perceber o conceito. A quarta e quinta referência, remetem para o catálogo online, espaço onde, na NKI Distance Education, os usuários se apresentam, podendo tornar visível o seu perfil. De seguida, nas sexta e sétima referências, faço referência a um post e a um capítulo de uma dissertação de mestrado onde são abordadas as diferenças entre 'grupo' e 'rede', aspecto que me parece importante para perceber, na Cooperative Freedom, a cooperação em grupo, uma vez que, desde que frequento o Curso de Mestrado, em vários momentos, me foi pedido que trabalhasse em equipa, em trabalho colaborativo, não tendo sido usado o termo cooperativo.

Cooperative online education - vídeo ( publicado a 12 de Junho de 2008) onde o professor Morten Flate Paulsen apresenta, na primeira pessoa, a teoria da Cooperative Freedom no ensino online, referindo o ano em que surgiu pela primeira vez - 1992 - e remetendo para o visionamento do resto do vídeo que  caracteriza a teoria através de um cartoon (sítio original do cartoon, 17 de Maio de 2008).

Cooperative Freedom: An Online Education Theory    - Artigo onde Morten Flate Paulsen apresenta uma teoria de educação a distância com base nas actuais perspectivas teóricas e discute como se aplica a educação online. De acordo com o autor, a teoria da Cooperative Freedom  pode proporcionar, no ensino online, tanto a liberdade para o indivíduo como a cooperação em grupo. Trata-se de uma teoria que se enquadra na teoria da autonomia independência, sendo influenciada pela teoria da andragogia (Knowles) e destina-se a todos os que, jovens e/ou adultos queiram controlar os seus resultados de aprendizagem e se sintam motivados.

NKI Distance Education and its learning philosophy - Neste artigo, de 5 de Outubro de  2006,  da elearningeuropa.info, é apresentado o novo serviço online para o ensino a distância, promovido pela NKI Distance Education. A chave para essa filosofia de aprendizagem no ensino a distância é, segundo o texto, a aprendizagem em comunidade e a liberdade individual. São abordadas questões como a da aprendizagem em parceria, a criação da uma comunidade de aprendizagem, a satisfações dos estudantes online, as experiências dos estudantes e a forma de as divulgar através dos seus  perfis.

Profiling Online Students - Neste post, Morten Flate Paulsen celebra o facto de, em Agosto de 2008, a NKI Distance Education its online course enrolment number one hundred thousand. Em simultâneo, refere o catálogo online, onde todos os usuários registados da NKI Distance Education fazem as suas apresentações. Morten Flate Paulsen refere que, neste momento, todos os usuários podem optar por incluir a sua apresentação no catálogo aberto, clicando na opção Visibilidade global no seu perfil de usuário e que um mês após o catálogo ter sido  lançado, 250 pessoas (2,5 por cento dos usuários) tinha escolhido a visibilidade global. Morten considera esse aspecto um desenvolvimento significativo e que deve interessar todos os membros do EDEN, em cujo blog publica o post que estamos a analisar, por três razões. Damos particular destaque à terceira: sendo, tradicionalmente, o estudante de ensino a distância, quase invisível, comparado com outros grupos de estudantes, este tipo de recurso - catálogo online -, onde cada um apresenta o seu perfil e o partilha, pode ajudar o aluno do ensino a distância a ficar mais visível.

O perfil de Thor Steinsland, no catálogo online - Considerámos pertinente, nesta bibliografia anotada das nossas primeiras pesquisas sobre a Cooperative Freedom, fazer referência ao perfil de Thor Steinsland, uma vez que o mesmo esteve presente, em Outubro de 2008, no workshop do EDEN,  em Paris, para falar da sua experiência como aluno do ensino a distância. Incorporado no perfil, está a sua apresentação publicada no slideshare. Aí, de forma muito sintetizada, relata o seu percurso, enquanto estudante de ensino a distância (slide 2); descreve a importância da negociação em família (slide 3); destaca a necessidade de ter um plano individual de trabalho (slide 4); por fim, no último slide (4), refere a importância do catálogo online da NKI, da participação nos fóruns para a manutenção do contacto com os colegas e professores, da necessidade de encontrar parceiros de aprendizagem (learning partners) e de partilhar o seu trabalho com os parceiros.


Networks Versus Groups in Higher education - Neste post, de 17 de Março de 2008, Terry Anderson apresenta o uso da rede como forma de permitir uma aprendizagem mais distribuída, indo, por isso, além das aprendizagens em grupos. A propósito do desenvolvimento da Aprendizagem ao longo da vida, Anderson escreve: "Networks afford opportunities for learners to associate, negotiate, plan and execute projects, on a global scale with other learners." Julgamos que é fundamental perceber este conceito para perceber o papel do trabalho em rede na teoria Cooperative Freedom.

3.3. Os Grupos, as Redes e os Colectivos - Durante as pesquisas e leituras efectuadas para a execução deste primeiro trabalho, sentimos uma constante necessidade de reflectir sobre o conceito de grupo, rede indivíduo. Aliás, a referência anterior vai já nesse sentido. Encontrámos neste capítulo do trabalho de José Mota, um conjunto de referências, análises e sínteses que, acreditamos, nos permitirão distinguir rede de grupo. No entanto, é também perceptível nesta leitura que estes são conceitos cujas definições não são estanques e estão em discussão.

REFLEXÃO

Nesta breve reflexão, agora que estou a concluir o trabalho desenvolvido em Processos Pedagógicos em e-learning, começaria por destacar a citação que faço na sexta referência (Terry Anderson): "Networks afford opportunities for learners to associate, negotiate, plan and execute projects, on a global scale with other learners."
De certa forma, o conteúdo de todas as outras referências citadas nesta Bibliografia Anotada vão ao encontro dessa opinião de Anderson. Por exemplo, na primeira referência, Morten apresenta a sua teoria na rede, usando um vídeo e um cartoon, ambos online. Em  O perfil de Thor Steinsland , Steinsland apresenta o seu percurso, dando a conhecer o seu projecto e a forma como o desenvolveu, partilhando dessa forma a sua experiência e tornando visível um percurso de vida e aprendizagem que poderá vir a servir de exemplo para outras pessoas. Julgo que neste primeira bibliografia anotada está bem patente a visibilidade que a aprendizagem na rede pode trazer, sendo por isso um aspecto muito importante para perceber a teoria do Cooperative Freedom, uma vez que um dos seus princípios assenta, precisamente, no trabalho em rede aliado à liberdade individual.

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