Bem, isto está bonito. Hoje, numa reunião do CME, a representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Vice-Presidente do Município, quase em uníssono, admoestaram-me em plena sessão plenária pela forma como eu intervinha, alvitrando e insinuando que eu teria um comportamento inadequado para estar num conselho daquele tipo. Aliás, a senhora fez mesmo questão de dizer que nunca lhe acontecera estar numa situação daquelas. E que faço eu? Simples: questiono de forma assertiva. E não é isso que temos de ensinar aos alunos?
Os Dois Agrupamentos de escolas na Lourinhã" - Crónicas imaginárias 1. Crónica - "Ab ovo" ou ligações perigosas - Imaginem que moravam numa pacata vila onde as pessoas se preocupavam com o bem-estar das crianças e jovens. E, nessa vila, havia DOIS agrupamentos de escolas. No entanto, um dia, Alguém acordou e disse para os seus botões: "- Que bom que seria se, em vez de DOIS agrupamentos, nesta vila tão pacata, só houvesse um. Seria tão bom!!!! Assim, os alunos deste concelho passariam a ter o mesmo manual e podiam andar a saltitar de escola em escola. Ia ser fantástico! E, como fui eu a ter a ideia, talvez se lembrassem do meu nome para batizar O Agrupamento com ele. Eu ia ficar contente. Era tão bom!!!! Que boa ideia tive. Vamos lá." Mas os anos passaram e ninguém queria saber daquela ideia para nada. Até que um dia, Alguém arranjou um Aliado que também tinha tido a mesma ideia. E como era alguém que tinha muita capacidade de argumentação, de convencer os outros, Alguém foi falar com Os Que Davam Dinheiro e convenceu-os a escolher o Aliado para ir para um sítio onde um conjunto restrito de pessoas ia falar desse assunto. E mesmo que não fossem estava lá o Aliado que tinha muita capacidade de argumentação e de convencer os outros a fazer coisas que não queriam nem nunca haviam pensado nelas. E o Aliado foi mesmo escolhido p`lOs Que Davam Dinheiro instigados por Alguém, mesmo contra a vontade da maioria do grupo restrito e da vontade da maioria dos grupos alargados.(cont.)
e-Arquivo de trabalhos resultantes de atividades propostas por Rosalina Simão Nunes, na sua prática pedagógica, na Escola EB 2,3 Dr. João das Regras do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Lourinhã.