sábado, 28 de abril de 2012

Entre o verde e a brisa

Hoje, li este poema e apeteceu-me uma ousadia.
Ei-la: Entre o verde e a brisa

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A simplicidade e a audácia

DSC_0226 (800x533)

 A simplicidade é a síntese dos audazes.




segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bia e o seu bosque encantado

De vez em quando cruzo-me com (ex)alunos na rua. Sorrimos, dizimos olá e continuamos o nosso caminho. Aliás, essa é uma (boa) sensação que tenho frequentemente: os ex-alunos não me evitam. E, por isso, nessas circunstâncias, sinto, quase sempre, que a missão foi cumprida, na sua componente humana, também.

Mas, de vez em em quando, recebo um pouco mais que um sorriso e além de missão cumprida, sinto-me feliz. Na passada semana, aconteceu um desses momentos. A Carolina e a Daniela foram minhas alunas durante três anos. Quer dizer, a Daniela foi durante quatro... Depois fizeram o 9ºAno e foram embora. Foi um ciclo que terminou, no ano passado.

Foram à escola, na 4ª-feira passada, "matar" saudades do espaço, funcionários e professores. Fui uma das professores com quem falaram. Estivemos à conversa, na mesma sala onde costumávamos ter aulas. E recordámos episódios giros, colegas e também foram partilhando as experiências do curso que estão a fazer. Optaram pela via profissionalizante e estão a frequentar o Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância, na Escola Secundária da Lourinhã. No meio da conversa sobre aquilo que estavam a aprender e a fazer, quiseram mostrar-me um texto que ambas tinham feito para um trabalho.

Era um conto. A história da Bia e do seu bosque encantado, ilustrado por elas próprias. Foi muito bonito ver o orgulho com que me mostraram aquele trabalho. Gostei. Gostei mesmo muito! Da história, dos desenhos, do momento, da atenção, da conversa, do carinho.

Pedi-lhes licença para publicar, partilhando, o seu trabalho e este outro lado que nem sempre é possível dar a conhecer.
Deram-na. Aqui está.
Obrigada, Carolina e Daniela.