terça-feira, 18 de abril de 2017

Educar | Impor limites

https://pixabay.com/photo-1812799/
"Tenho dito em palestras que nós, pais e professores, temos nos omitido em algumas questões educacionais. O que quero dizer? Educar uma criança ou um aluno é alimentar, proteger, orientar e impor limites. Os dois primeiros verbos, em geral, vão bem. Mas para impor limites ou orientar, por vezes, preciso contrariar a vontade da criança/jovem e não ser tão "legal". Preciso saber que NUNCA serei "amiguinho"do meu filho ou aluno, mas serei, sempre,  pai ou professor.

E há mais questões… Sento num lobby de hotel. À minha frente uma criança simpática brinca com seu tablet. Vejo, horrorizado, que ela coloca os pés sobre o sofá, como se estivesse em casa (aliás, nem em casa deveria fazer isto). Quando olho melhor, a mãe faz o mesmo. Exemplos são contagiosos.

Não quero julgar, mas entender: o que passa pela cabeça de um adulto quando atravessa fora da faixa de segurança com o filho, coloca pés no sofá ou maltrata um garçon diante do rebento? Registrei a cena. O sapato preto é meu. Sem rosto, naturalmente pois identidade aqui é irrelevante. É provável que seja uma boa mãe e muito carinhosa. Tudo indicava que vivia para a filha. Mas eu pensei: toda criança deve ser educada para o mundo e não para mim.

O mundo, infelizmente, não protege ninguém." (Leandro karnal)

Sem comentários: